sábado, 25 de dezembro de 2010

UM QUADRO DE CLÁUDIO PASTRO

2 comentários:

  1. Caríssimo Xyko,

    Que bela representação artística! É bem forte o amarelo áureo...
    Ao contemplá-la chama-me a atenção a presença do burrico conduzindo Maria e o Menino Jesus...
    Dois animais são tradicionalmente representados no momento do nascimento de Jesus no presépio: o boi, que na tradição judaica e paleocristã simboliza o próprio povo judeu, aqueles sob o jugo da Lei, os "circuncidados" tradicionalmente no templo, onde os bois eram sacrificados (Lucas costuma ser representado também por um boi, pois seu Evangelho começa com a história de Zacarias, que era sacerdote do templo); junto aparece também o burro, que por sua vez simboliza todos os gentios, os "incircuncisos", que não estão sob o jugo da Lei Mosaica.
    Além de representarem toda a Criação acolhendo o Jesus Menino, esses animais também simbolizam o reconhecimento de Jesus como Salvador e a nova Igreja nascente da união dos judeus e gentios (estes representados também no presépio pelos magos e pastores).
    Interessante que o burro é que leva Jesus para o Egito. Será este burro o avô (isso se burro puder ter filhos) daquele que carrega Jesus na entrada de Jerusalém, trinta e três anos mais tarde? No final das contas, parece que é só com o burro que Jesus pode contar...
    Tudo isso realmente dá muito o que pensar...

    Paz,

    ResponderExcluir