quinta-feira, 18 de setembro de 2008

CAFEZINHO COM A MARIA DO CARMO

O banco eu acho que já não existe mais. Nós íamos até a agência, éramos gentilmente atendidos sempre pela mesma funcionária, a Maria do Carmo. Eu pedia o extrato e o saldo da minha conta corrente, tomávamos um cafezinho e íamos embora. Depois de uns 15 dias nós passávamos novamente na agência, outra vez éramos atendidos pela "do Carmo", tomávamos outro cafezinho e, na maior parte das vezes, o extrato e o saldo "já" estavam prontos!
Com a Internet, hoje, praticamente todas as operações bancárias podem ser feitas instantaneamente sem termos que sair de casa!! Fantástico, não é mesmo?
Mas, espera aí: e a Maria do Carmo? Como ela fica numa dessas? E o cafezinho?
Certa noite, após o Culto, eu procurei um dos jovens da minha Igreja com quem queria falar. Ele já tinha ido embora. No dia seguinte eu lhe telefonei e perguntei para onde ele tinha ido com tanta pressa, ao que ele respondeu: " – Para casa, pois eu queria conversar com os meus amigos pela Internet". Quais amigos? eu perguntei. "Os da Igreja". Mas eles também não estavam lá na Igreja? "Sim, mas por computador é mais legal". (!?)
Recentemente eu estudei um material a respeito da comunicação não verbal e aprendi que, no mínimo 60% da nossa comunicação é sem o uso das palavras! Como alguém pode passar para uma outra pessoa, pelo computador, uma sensação de enlevo emocional? E de desagrado educado? Como olhar bem fundo nos olhos do outro? Pelo menos por enquanto não dá! E mesmo que um dia isso seja possível, ainda assim não haverá como dar um abraço, ficar de mãos dadas e menos ainda, dar um beijo.
Eu acredito que os novos meios de comunicação tornam a pessoa culta menos culta e a inculta mais culta e mais bem informada.
Enquanto a Internet nos traz mais segurança (não temos que nos expor tanto nas ruas), ela nos traz muita impessoalidade e falta de relacionamentos (É mesmo! Por onde será que anda a Maria do Carmo?!)
As pessoas hoje lêem menos livros, mas lêem mais Blogues. Isso é bom ou ruim? Penso que vamos ter que esperar de 10 a 15 anos para termos uma resposta confiável a essa questão crucial. Só que, dependendo da resposta, pode ser tarde demais. Aqui devemos nos lembrar que ninguém fica impune a uma má leitura!
Escrevendo tudo isso, sei que corro o risco de ser criticado, pois qualquer ataque ao mau uso da informática, muitas vezes é visto como ataque ao progresso. Mas, antes que você pegue a primeira pedra, entenda que o mau uso da informática é que é um retrocesso.
Agora, levando em consideração tudo o que está acima, posso concluir que a evangelização virtual tem inúmeras desvantagens quando comparada com a evangelização pessoal.
Nessa última, nós nos expomos mais, mas atingimos mais profundamente. E os resultados são, indubitavelmente mais duradouros. Por exemplo, como exortar pela Internet os outros a nos imitarem como Paulo o fez? Sim. Falando para eles imitarem a Cristo, mas ... como?

Nenhum comentário:

Postar um comentário