segunda-feira, 15 de setembro de 2008

LUA DE PAPEL


Nesse fim de semana que passou eu assisti, ou melhor, re-assisti pois já o havia visto quando jovem, ao filme “Lua de Papel” (1973), com Ryan e Tatum O'Neal. O filme é propositalmente feito em preto e branco, pois o diretor, Peter Bogdanovich quis enfatizar o enredo, e não a fotografia.
É um retrato de uma vida “politicamente incorreta”. Suas personagens fazem falcatruas muito bem boladas e sempre se dão bem. Vou dar um exemplo que não estraga nada se você quiser ver o filme. Moses e sua filha Addie ganham dinheiro vendendo Bíblias; ao chegar em uma cidade eles procuram no obituário do jornal algum homem que tenha falecido recentemente, gravam o nome da viúva na Bíblia, procuram-na dizendo que vieram entregar uma encomenda que o fulano havia feito para dar de presente à esposa. Mostram surpresa quando a mulher diz que ele morreu e fingem que vão embora. A pobre viúva, emocionada, compra a Bíblia.
Depois de ver o filme, eu pensei: pior que é assim mesmo, os não cristãos muitas vezes fazem muito melhor suas coisas erradas do que nós fazemos a obra de Deus. O próprio Senhor Jesus nos alertou quanto a isso:
“ (...) As pessoas deste mundo são muito mais espertas nos seus negócios do que as pessoas que pertencem à luz.” (Lucas 16:8b NTLH)
Se você assistir o filme, nas primeiras cenas, atente para a forma que ele usa para arrumar flores para o enterro da sua mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário