quinta-feira, 11 de setembro de 2008

SE FUMAR NÃO É PECADO, É BURRICE

Durante meses evangelizei aquele rapaz que era funcionário lá do HC-UNICAMP. Primeiro estabeleci uma amizade conversando sobre futebol. Depois que ficamos amigos conquistei o direito de falar do plano de salvação em Cristo. Devagar, mas conscientemente ele foi abrindo o seu coração, até que um dia se apropriou do que Jesus Cristo fez por ele naquela cruz.
O passo seguinte era enviá-lo para uma Igreja. Primeiramente fiz uma lista das igrejas as quais ele NÃO deveria ir (aquelas que são seitas, entre as quais incluo a IURD). Depois estabelecemos juntos alguns critérios: teria que ser uma Igreja que cresse que a salvação é por mérito da obra de Cristo, teria que ser uma comunidade que tivesse a Bíblia como única base doutrinária, seria desejável que fosse uma Igreja acolhedora e, de preferência, perto da casa daquele novo convertido (ele me disse que não tinha carro nem dinheiro para o ônibus).
Com todo o entusiasmo típico de um recém-convertido, lá foi ele. Achou uma Igreja que o deixou eufórico. Passado algum tempo, aquele “meu filho na fé” manifestou o desejo sincero de ser batizado.
Só que o batismo lhe foi negado. Acho que você já adivinhou a razão. É isso mesmo, ele fumava. E eu também pensei o que passou pela sua cabeça agora: não tinha dinheiro para o ônibus mas tinha para o cigarro?! Bom, mas vamos continuar.
Eu sou testemunha de que aquele rapaz lutou muito para largar o vício. A tal da Igreja não quis deliberadamente ajudá-lo nessa batalha. Muito pelo contrário, determinou que sua presença nos cultos só seria permitida quando parasse de fumar. Eu o acompanhei o quanto pude, orando com e por ele, incentivando, mas depois de um tempo ele desistiu, da luta e da Igreja.
Você não acha que os cristãos deveriam se envolver mais nas batalhas contra o vício e o pecado, independentemente dos resultados?

3 comentários:

  1. Ariovaldo Ramos costuma dizer que a igreja é o único "hospital" onde os "doentes" não podem falar de suas doenças, pois serão julgados, ao em vez de serem restaurados.
    Isso é muito trite. Mas apesar disso é possível encontrar ainda um grupo cristão comprometido em restaurar vidas.

    ResponderExcluir
  2. Ótima contribuição. Obrigado. Difícil pensar que a Igreja, que deveria ser a "agência" distribuidora da graça de Deus, não o é. Concorda?
    Abraço, Xyko.

    ResponderExcluir
  3. pois é é dificil ter a vontade de ser de jesus e a propria igreja fazer esses tipos de coisas,eu sou nova convertida e ainda fumo mas diminuir muito ja estou perto de parar e minha igreja me dar a maior força meu pastor é uma bença na mao do senhor me ajuda muito chegou ate a me dar um exemplo ele disse eu fumava cigarro maconha cosuminha cocaina e jesus me libertou quanto mais vc que é so o cigarro eitxa aquilo me emocionou muito ele nao me julgou mas me deu exemplo dos seus antigos passado aquilo me fortaleceu muito Deus abencoe seus servos a serem assim como meu pastor.A paz do senhor Jesus seja com vcs.

    ResponderExcluir