segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

ANO NOVO, VIDA NOVA



Outro dia, tomando cafezinho na Capelania do HC, perguntei aos que ali estavam se 2009 foi um bom ano para eles. Um amigo respondeu: “Sei lá. Eu não costumo dividir a minha vida em períodos”. É jovem, quer ser diferente, eu entendo. Estou escrevendo isso porque para mim o fim do ano é uma excelente oportunidade para me avaliar e planejar minha vida a curto, médio e longo prazo. E com isso posso glorificar a Deus: “Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.” (Salmos 103:2)
Como um conhecido me falou, esse ano que passou foi uma montanha-russa. Eu só acrescentaria a isso que notoriamente esse ano aprendi muito mais nas “descidas” do que nas “subidas”. Mais nas profundidades do que nas alturas.
E o Ano Novo? Como alguém, que não sei quem foi, bem disse “Quem falha em planejar, planeja falhar”, estou planejando. Sem perder de vista, é claro, esses dois trechos da Bíblia:
“Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem.” (Salmos 127:1-2)
“Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo. Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna.” (Tiago 4:13-16)
É claro que nesse planejamento também avalio se posso “construir essa torre ou enfrentar o exército inimigo” (Lucas 14). Conheço inúmeras pessoas que sempre fazem promessas para o Ano Novo, resolução essa que não chega a março.
Mas o meu maior plano para 2010 é sair do meu “porto seguro” e me aventurar em “águas mais profundas”.
PARA REFLETIR:
“Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes. Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes.” (Lucas 5:4-6)

Um comentário:

  1. Pra mim 2009 foi um ano bom de altos ebaixos mais de muito apredizado e crescimento, espero que o ano de 2010 seja assim com um pouquinho mais de bençãos.Ciça.

    ResponderExcluir