quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

EPILEPSIA E POSSESÃO DEMONÍACA



Fui procurado por uma estudante, a Danielle, para responder algumas perguntas sobre a possibilidade de uma crise de epilepsia ser confundida por um caso de possessão demoníaca. Foi uma conversa bem agradável e proveitosa, pelo menos para mim. Isso me fez estudar, conversar com algumas pessoas e refletir bastante.
Vou começar compartilhando a conclusão a que cheguei. Existe sim a possibilidade dessa confusão acontecer, mas isso não é de hoje. Já Hipócrates, o pai da medicina, lá por 400 a.C., numa tentativa de desmistificar a epilepsia, chamou esse mal de “a doença sagrada”.
Hoje essa doença pode ser tratada ou com remédios ou cirurgia, conforme o caso. Isso demonstra que é uma patologia fisiológica, não um problema espiritual.
A confusão ocorre devido à ignorância tanto científica quanto bíblica de alguns que se dizem pastores. O agravante perigoso disso é o erro de alguém estar tendo uma crise de epilepsia e, por acharem que é um demônio se manifestando, os que estão em volta não levarem essa pessoa ao médico. Isso até pode resultar em morte.
Ali no HC-UNICAMP já acompanhamos ocaso de uma jovem senhora que recebera um transplante de rim, e ouviu algo do “pastor” da sua igreja que insinuou que, quem é crente e tem fé, não precisa tomar remédio. Ela, inspirada nisso, parou por conta própria de tomar o imunossupressor e por isso perdeu o rim transplantado.
São dois problemas distintos, epilepsia e possessão, e não é difícil diagnosticar um ou outro. A Bíblia não usa a palavra “EPILEPSIA”. Algumas traduções erradas a usam ao relatarem um caso claro de ação demoníaca, em vez de usar a palavra “Lunático”, que é bem melhor.
“Senhor, compadece-te de meu filho, porque é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo e outras muitas, na água. Apresentei-o a teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo. Jesus exclamou: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui o menino. E Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino; e, desde aquela hora, ficou o menino curado.” (Mateus 17:15-18)
Gostaria de ressaltar, também, que há também ignorância por parte de alguns médicos no que se refere às coisas espirituais. Isso gera também alguma confusão e riscos.
PARA REFLETIR:
“Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.” (Tiago 1:5-8)

7 comentários:

  1. Os antigos acreditavam que a epilepsia, pelo seu caráter de aparecimento súbito, num acesso, era castigo divino, ou a influência das mudanças das fases da lua (daí o nome "lunático").
    Como adolescentes, sempre queremos colocar a razão de tudo o que acontece comosco fora de nós, sempre queremos achar culpados por tudo, os bodes expiatórios... não é à toa que o demônio tem a forma de bode. E deslocamos a atenção daquilo que realmente precisa ser mudado.
    Independente da causa, Jesus nos mostra que quem nós devemos curar (que significa cuidar, dar atenção, ter zelo) é o menino, a pessoa, e isso ele mostrou exaustivamente para nós.
    Nem os discípulos pareciam entender, de tão simples...


    Paz,

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi uma pessoa dizer que o problema da irmã ela era espiritual... o problema dela é epilepsia do lobo temporal hipocampal, caso que tem que ser tratado com cirugia...

    Há muita ignorância dentro da própria familia imagine fora... por isso esta é uma doênça que sofre muito preconceito

    Donizete

    http://www.anjodeduascaras.com

    ResponderExcluir
  3. hum,, é um esclarecimento interessante. Obrigada!

    Na biblia, algumas vezes Jesus expulsa Demonios e cura enfermidades. Nem todas as enfermidades são posseçao demoniaca.

    Deus nos dê a luz do entendimento
    amem

    ResponderExcluir
  4. Olá Pastor Xyko!!
    Para mim foi uma conversa incrível e muito proveitosa também.
    Consegui reunir em um único artigo a visão da epilepsia por diversas religiões:catolicismo, protestantismo, espiritismo e budismo. Logo postarei em meu blog, cuca com café, que trata de ciência e religião.
    Vale a pena ver também um post sobre a religiosidade exarcebada em pessoas com epilepsia do lobo temporal.
    A nossa conversa contribuiu para um bom desenvolvimento de meu artigo.
    Ábraços,
    Danielle Lucon

    ResponderExcluir
  5. boa tarde gostei muito da publicação sobre eplepsia sou portadora da doença a tres anos e tenho 27 anos na minha familia ja morreram seis pessoas portadora da epilepcia agora tem eu e meu tio os sobreviventes,canso d ouvir esses comentarios que estou endemoniada coisas desses desse tipo, no inicio não entendia nem me conformava tinha terminado meu curso de metalugia industrial e não podei trabalhar na minha area por causa da epilepicia, foram muyitas crises, muitas vezes enternad no hospital, preconceito, sala de reanimação, medicos que não entendiam meucaso, vou fequentemente ao pisocologo, pisiquiatra e neorologista mas o medico dos medicos e jesus, pesei por bons bucados perei muitas vezes de tomar o medicamento para morrer mais rapido, depresão tive muitas crises e ninguem par conversa dizer como me sentia, bom agora tenho uma vida normal com essesções, não ta sendo facil mais enfelizmente temos que nos adaptar a sertas cituações.beijos
    barbarareispimentel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá pastor,
    vc é o primeiro pastor que eu conheço que desvincula a epilepsia da possessão demoníaca, é muito bom saber que existem religiosos bem esclarecidos.
    Tenho epilepsia e transtorno depressivo de humor bipolar, acabei de fazer um blog para contar minha história a quem interessar.
    abraços...

    ResponderExcluir