quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

NATAL, PAIXÃO E PÁSCOA



Minha casa está decorada para o Natal. Eu gosto muito disso.
Em cima da mesinha do telefone está o meu presépio. Já falei dele aqui, ele é pequeno, um estábulo, José, Maria e o menino Jesus na manjedoura. Em cima da mesinha mas não fazendo parte do presépio há outros enfeites.
Ontem, olhando para o presépio e meditando no nascimento de Jesus, pensei no quanto isso atrai as pessoas hoje. Enquanto refletia, peguei ali dois anjinhos e um homenzinho de neve e os coloquei olhando para o bebezinho na manjedoura, como se estivessem atraídos pelo Deus feito homem.
Não, eu pensei, acho que isso não atrai muita gente. Aí me lembrei desses versículos: “E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo. Isto dizia, significando de que gênero de morte estava para morrer.” (João 12:32-33)
“Levantado”, nesse trecho quer dizer crucificado (como o versículo 33 ensina) e exaltado. A morte de Jesus na cruz é a sua exaltação. Isso é o que atrai as pessoas.
Mas se não houvesse a ressurreição de Jesus (a Páscoa), a paixão do Cristo (Sua crucificação), não teria sentido. E se não fosse o Natal (o nascimento de Jesus, Deus se tornando homem), nada teria acontecido.
Eu, pessoalmente, gosto mais do período da Páscoa, mas me preparo espiritualmente para esses 3 eventos: Natal, Paixão (“Sexta-feira Santa”) e Páscoa.
E você?
PARA REFLETIR:
“Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.” (1 Coríntios 15:1-4)

Um comentário:

  1. Conta a tradição que o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis em 1223, talvez porque as pessoas não entendiam bem o nascimento de Jesus.
    Foi um acontecimento humilde, que passaria em branco para os humanos se a Natureza, os astros do céu não orientassem aqueles que estavam esperando pelo acontecimento, e se os anjos do céu, em sua alegria, não anunciassem para aqueles que estavam com o coração no mínimo disponível para isso...

    O verdadeiro Natal só acontece para aqueles que estão de coração aberto.

    Paz

    ResponderExcluir