terça-feira, 29 de dezembro de 2009

NOSSO PAI VÊ EM SECRETO



A conversão ao cristianismo é uma conscientização de que o Jesus histórico é o Messias, o Cristo, é Deus que se fez homem e, condição sine que non e por isso mesmo de importância equivalente à conscientização, fruto de um real e emocionante encontro pessoal e contínuo com o próprio Senhor Jesus. Sem essa conscientização e sem esse encontro não há conversão. Antes de ser cristão eu pensava que o era; existe essa possibilidade. Veja esse trecho da Bíblia:
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.” (Mateus 7:21-27)
Note que os alicerces não são visíveis. Isso pode ser uma figura do nosso relacionamento com Deus. É só entre ele e eu. Ninguém vê. Só na hora da tribulação, das adversidades, é que se vê a firmeza da espiritualidade.
Me dói pensar que inúmeras pessoas, após reconhecerem que Jesus é o Cristo, só assumem o perfil de “crente”, nunca tiveram um encontro pessoal e particular com nosso Senhor. E o pior, acreditam que estão salvos e não estão!
Avaliamos (o que em si já é uma coisa errada, mas que assim mesmo o fazemos) a espiritualidade dos outros por seu perfil externo, por sua aparência, o que nos leva a muitas vezes fazer mal juízo dessas pessoas; não achando que elas são ruins, muito pelo contrário, pensando serem elas firmes com Deus quando na realidade não o são.
“Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.” (1 Samuel 16:7)
Acredito que no céu teremos muitas surpresas.
“Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos [porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos].” (Mateus 20:16)
PARA REFLETIR:
“(...) a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” (Mateus 6:4)
“Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” (Mateus 6:6)
“(...) com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” (Mateus 6:18)

Um comentário:

  1. Realmente, mais uma vez faz pensar sobre a essência e a aparência das pessoas, inclusive de nós mesmos...
    A verdadeira essência de tudo apenas Deus tem acesso, há inclusive quem acredite que Ele é essa própria essência...
    Portanto nosso grande desafio é exatamente buscar sermos mais íntegros o possível, ou seja, buscar a identidade e a coerência entre o que somos (essência) e aquilo que aparentamos ser...


    Paz

    ResponderExcluir