quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

NUNCA ME DIVERTI TANTO



A Marina Junqueira é uma das fisioterapeutas que trabalha lá no HC-UNICAMP. No último dia 3 ela foi com um grupo de aproximadamente 80 crianças deficientes e cada uma com um acompanhante, passar o dia no HOPI HARI, um parque temático que fica aqui perto de Campinas. Tudo de graça! Todas aquelas crianças são pacientes do Ambulatório de Fisioterapia Motora Pediátrica daquele hospital.
Muita gente falou para a Marina que ela estava louca ao organizar um acontecimento desses. A explicação para esses comentários são que tudo seria muito trabalhoso, perigoso e cansativo. Mas ela não se impressionou e fez acontecer o passeio.
Para não dizer que não houve nenhum problema, um senhor de 78 anos de idade, que foi como acompanhante da neta de 15 anos, o qual foi em todos os brinquedos e atrações, esse senhor no fim do passeio sentiu-se mal, por ter ido naquele elevador que despenca de uma altura de 70 metros, pela quarta vez (!), depois de ter comido um sanduíche. O velhinho foi levado para o Pronto Socorro do HC e constatou-se que foi só indisposição devido aos excessos do dia. A Marina só foi sair do hospital às 11 horas da noite, depois de ouvir de um interno um comentário de que ela era a culpada por aquilo. Mas ela ouviu daquele senhor de quase 80 anos, uma frase que é impagável: “Nunca me diverti tanto em toda a minha vida”.
Existe uma multidão de pessoas que não possui diversão alguma. São pessoas que além da luta pela sobrevivência, precisam superar suas limitações físicas e psicológicas. Nunca foram a um shopping, a um parque, restaurante ou cinema.
E graças a Deus existem pessoas que mergulham de cabeça em projetos que proporcionam um dia feliz a quem nunca o teve. Eu admiro muito essas pessoas. É realmente trabalhoso, perigoso e cansativo. Mas extremamente compensador.
Em volta ficam outras, não fazendo nada, e dizendo que é loucura fazer.
A Marina fez, e tenho a impressão de que no ano que vem vai fazer de novo.
PARA REFLETIR:
“Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” (Mateus 25:37-40)

Um comentário:

  1. Outro dia li um texto do Rubem Alves que dizia que nós durante a nossa vida não aprendemos a gozá-la, depois, quando ficamos velhos, mergulhamos na depressão...

    "Viver é um acontecimento muito raro, a grande maioria das pessoas apenas existe."

    Muita Paz,

    PS - Por falar em Paz, o último ganhador do Nobel justificou direitinho a paz alcançada pela guerra, certamente essa não é a PAZ que Jesus desejava para as pessoas. Tomara que um dia o Obama realmente mereça esse prêmio...

    ResponderExcluir