quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O MAL QUE O FUTEBOL FAZ


Eu gosto muito de futebol. Ou gostava, sei lá. Ele mudou muito, ou fui eu?
Outro dia a Irlanda perdeu a vaga para a Copa do Mundo de 2010 para a França graças a um gol em que o jogador ajeitou a bola com a mão antes de fazer o passe que resultou no tento. O gol que o Maradona fez contra a Inglaterra em 1986, usando a mão, foi publicamente escolhido por ele mesmo como o mais bonito de sua carreira! E o mesmo ainda afirmou que foi o gol com a “Mão de Deus”.
Um gandula some com as bolas quando o time da casa está ganhando. O time “faz cera” quando está ganhando. Jogadores simulam que sofreram falta ou pênalti quando perdem a jogada por inabilidade.
Tudo isso por que a mentalidade reinante é que o importante é o resultado. Segundo essa idéia, “os fins justificam os meios”, o que é um erro, pois se os fins são nobres, os meios também devem ser nobres.
“O atleta não é coroado se não lutar segundo as normas.” (2 Timóteo 2:5)
Isso sem falar no extremo desrespeito ao juiz e aos bandeirinhas.
E no fundo nós sabemos que tudo é por causa do muito dinheiro que está literalmente em jogo. Ninguém pensa em honra, hombridade.
“Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.” (1 Coríntios 9:25)
“Visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.” (Hebreus 12:1-3)
Não sei dizer se o futebol influencia a vida ou se o mesmo retrata o nosso viver, ou ainda ambos. E o que me preocupa é que, ao incentivar nossas crianças e jovens a apreciarem o futebol, podemos estar ensinando a eles todos esses valores negativos.
PARA REFLETIR:
“Somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” (Romanos 8:37)

3 comentários:

  1. só você me ajudando e ainda assim não foi fácil...

    ResponderExcluir
  2. Caro Xyko,

    Quanto mais o homem se torna "sapiens", mais aparece seu lado "demens". A corrupção é o grande problema do futebol e de tudo o mais na nossa cultura... corrupção no sentido de que a finalidade de tudo passou a ser o dinheiro, acabou a pureza, tudo tem segunda intenção...
    Com isso aparecem os maus exemplos para todo lado: se eles sabem ganhar dinheiro, e é só isso que importa, são considerados "vencedores" e ídolos. Isso explica Maradonas, Thierrys Henrys e tantos outros. Sem dúvidas são péssimos exemplos.
    Imagina como será a Copa do Mundo que dará um prêmio de 31 milhões de dólares... quanto nacionalismo vai correr nas veias dos jogadores... não dá para se esperar muitos momentos de honra e honestidade.

    Paz,

    ResponderExcluir