quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

RELÓGIO



Outro dia, fim de tarde, eu estava lendo em um lugar perto do parque infantil do condomínio do meu prédio quando um dos vizinhos veio conversar comigo. Ele estava chegando de uma atividade que faz parte da sua agenda diária, ou seja, correr para se exercitar.
Como ele também trabalha no HC-UNICAMP, em um dos laboratórios, a conversa começou pelo serviço em comum, o contato com os pacientes. Por ser fim de ano, falamos sobre férias iminentes. Comentei ali que para mim, uma das coisas mais gostosas das férias, é não ter compromisso com horário. Aí ele falou uma coisa que me deu pena dele: “Sou escravo do relógio! Vivo indo de lá para cá tudo com horário marcado. Até quando estou de folga. No laboratório tudo tem que ser cronometrado. Até para correr fazendo exercício eu marco o tempo”. Compartilhei nesse ponto que a primeira coisa que faço quando estou de folga ou férias é tirar o relógio e colocá-lo na mesinha do telefone da sala de casa. E só o pego quando volto a trabalhar.
Estou certo ou estou errado?
Aí você pode virar para mim e me lembrar do que Paulo falou:
“Vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus.” (Efésios 5:15-16)
Remir o tempo é diferente de contar o tempo. Remir o tempo é aproveitar cada oportunidade para fazer o que é certo e agrade a Deus, glorificando-O assim. Não é ser escravo do relógio e da agenda, vivendo um ativismo maluco que pode muito bem impressionar os outros, mas quase nunca agrada a Deus. Se pensarmos bem, vamos lembrar que Jesus Cristo não tinha nem relógio nem agenda, mas mesmo assim não perdia nem desperdiçava tempo. E também não tinha úlcera por causa de stress. Ele pagava o preço para ter o tempo a seu serviço.
PARA REFLETIR:
“Estai de sobreaviso, vigiai [e orai]; porque não sabeis quando será o tempo.” (Marcos 13:33)

Um comentário:

  1. Pastor,
    É penoso ter que confessar, mas também, muitas vezes, sou escrava do relógio. Horário para tudo, para acordar, para tomar banho, para tomar café, sair, trabalhar, voltar, orar. Se bem que nas minhas férias eu tento esquecer um pouco do relógio, mas nem sempre consigo.
    Não é fácil, mas devemos nos lembrar continuamente do versículo final desta mensagem. Eu tentarei.
    Flávia
    Brasília-DF

    ResponderExcluir