sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

UMA VISITA PARA LEVAR UM PRESENTE



“Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo.” (Mateus 2:1-2)
“Mago” era o nome dado pelos medos e persas aos estudiosos da época.
Fiquei pensando ontem: e se eu tivesse sido um desses magos? Eu teria viajado tanto para ver o “Deus menino”? O que teria levado de presente?
Não sabemos se os “magos” eram três. Deduziu-se isso por causa dos presentes: “Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.” (Mateus 2:11)
Certa vez vi um filme chamado, se não me engano, “O quarto mago”. É ficção, não é um bom filme, mas tem algumas coisas bem boladinhas. O enredo é, resumidamente, a aventura de um quarto mago que na ida para ver o recém nascido, acaba dando, a diversas pessoas e causas que realmente precisavam, as pedras preciosas que reservara para dar de presente a Jesus. Quando chega diante do Senhor, está como não queria estar, isto é, de mãos vazias. Mas Jesus, que a essa altura já é adulto, diz que recebeu cada pedra. (“O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” - Mateus 25:40)
Aí meu pensamento já voou para longe. Há uns tempos atrás, um grupo de senhoras organizou um lanche para um evento de uma Igreja. Coisa mais chique, precisa ver. Algumas pessoas, inclusive eu, achamos um exagero, que melhor seria dar para os pobres. Alguém teve a coragem de falar isso para elas, e a resposta dada foi: “Quando é para Deus, nunca é exagerado”.
Outra coisa: belíssimo projeto é buscar a Deus, e se preciso, ir longe, seja onde for.
Mas ainda estou pensando: o que dar de presente a Ele? Meu coração? Algo para os pobres?
PARA REFLETIR:
“Misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.” (Oséias 6:6)

Um comentário:

  1. Faz sentido o filme, pois a palavra presente significa "assistir pessoalmente" e ainda "dom, regalo". Pre (antes) + ente (estar), aquilo que se envia antes para simbolizar nossa presença em um acontecimento. O quarto mago e também nós todos, não pudemos estar presentes no nascimento de Jesus, nem pudemos enviar um presente para Ele...
    Mas Jesus faz questão de dizer que recebe os presentes dos que não puderam estar presentes no seu nascimento através das pessoas necessitadas. A mensagem é bem clara para mim... acredito que de uma forma ou de outra nós somos o quarto mago!

    Paz,

    ResponderExcluir