segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

UMA VISITA QUE MUDA NOSSOS CAMINHOS


Certa vez, um amigo e eu estávamos procurando, para conhecer, um lugar onde faríamos um acampamento com jovens. Era um lugar bem no campo, longe, estrada de terra, sem referências, calor, e acabamos nos perdendo. Sentado em uma cerca na entrada de uma fazenda havia um homem para o qual pedimos informações. Suas orientações foram pitorescas: “O senhor 'vorta' no rastro, vai 'inté' os 'calipis”, vira 'prás' canhota, segue toda vida e chegou”. Foi assim mesmo, desse jeitinho, pois anotei tudo. E não é que chegamos certinho!
Hoje vamos refletir sobre caminhos e descaminhos. Quero registrar que expressões tais como “Ele agora está no caminho”, ou “Fulano agora é do caminho” eram usadas para se referir a pessoas que ou eram convertidas ou tinham se convertido.
“E vós sabeis o caminho para onde eu vou. Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:4-6)
Leiamos esse trecho:
“Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra. Sendo por divina advertência prevenidos em sonho para não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra.” (Mateus 2:11-12)
Não tem muito a ver com isso, mas só para registrar, essa não foi a primeira vez que Deus mandou alguém mudar de caminho:
“Porque assim me ordenou o SENHOR pela sua palavra, dizendo: Não comerás pão, nem beberás água; e não voltarás pelo caminho por onde foste. E se foi por outro caminho; e não voltou pelo caminho por onde viera a Betel.” (1 Reis 13:9-10)
Acredito que todo encontro que temos com o Senhor Jesus, se necessário for, deve nos fazer mudar de caminho. Que caminhos temos trilhado?
Muitas vezes nos perdemos e passamos a caminhar por estradas pelas quais nem deveríamos ter entrado. Mais maduro, nessas ocasiões sei que poderíamos até cantar um trecho de uma música de Vinícius de Morais que diz “Já conheço os passos dessa estrada, sei que não vai dar em nada, seus segredos sei de cor”. Pela minha experiência, sei que quando há a possibilidade, diria melhor se escrevesse “quando há o perigo”, de desviarmos nossa rota para caminhos errados, Deus nunca se frustra de nos avisar com “placas de advertência”. Mas, humanos, continuamos assim mesmo.
Conversão quer dizer mudar de direção, de rumo, voltar para o caminho certo.
Por falar nisso, por onde você tem andado?
PARA REFLETIR:
“E, se teu pé te faz tropeçar, corta-o; é melhor entrares na vida aleijado do que, tendo os dois pés, seres lançado no inferno” (Marcos 9:45)

Um comentário:

  1. Interessante a figura dos "reis magos".
    Eram reis de terras distantes, de países, costumes e crenças diferentes, vieram também por vários caminhos diferentes, mas encontraram-se finalmente em um único caminho e chegaram juntos a Belém.
    Como o nome diz eram reis: ricos e poderosos. Eram também magos, cientistas, mas não com o sentido reducionista que a palavra tem hoje em dia, eram homens que buscavam, nos acontecimentos da vida e da natureza, o sentido para suas existências.
    Isso significa que a riqueza, o poder e o conhecimento não bastam para dar sentido na nossa vida, temos que buscar alguma coisa mais... e essa coisa está aí, temos que nos abrir e procurar.
    Quantas pessoas devem ter visto também a estrela, ela não foi um acontecimento secreto, mas só aqueles que tinham olhos para ver, que estavam procurando, que sabiam que falta alguma coisa, estes empenharam uma longa e penosa viagem... mas certamente valeu a pena.

    Paz,

    ResponderExcluir