segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

DOR GOSTOSA



Outro dia eu postei uma frase (PENSE NISSO 92) que acredito pode ser explorada numa reflexão mais profunda. É uma frase de apenas duas palavras: “Amar dói”.
A Cíntia, minha filha, em seu comentário, nos lembrou a dor que causa amar sem ser amado. Eu lhe respondi com uma frase de Albert Camus: “Não ser amado é uma simples desventura. A verdadeira desgraça é não saber amar”.
Realmente, amar é uma coisa que precisa ser aprendida. Gostar de alguém esperando receber algo em troca não é amor. Colocar-se no lugar de alguém para saber e satisfazer as necessidades legítimas do outro, independente da reação da pessoa amada, é algo que precisa ser incorporado à nossa vida pela aprendizagem.
Algumas versões mais antigas da Bíblia, traduzem a palavra “amor” por “caridade”. Ora, ninguém dá uma esmola pensando em receber do mendigo aquele dinheiro de volta com juros e correção monetária. Mas se alguém o fizer, ou ainda se o fizer querendo ganhar “pontos no céu”, ou que seja um simples muito obrigado, então isso não é caridade, não é amor.
Mesmo amando de uma forma altruísta, amar pode doer muito. É quando temos compaixão. Compaixão é quando sentimos como se fosse em nós mesmos a dor que uma outra pessoa sofre.
Certa vez falei para uma grande amiga que devemos amar sempre, e declarei que nunca me arrependi de amar. Nunca. Disse-me ela que isso mudou seu pensar sobre o amor.
Agora, preste atenção nisso a seguir:
“Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.” (1 João 4:20)
E agora?

2 comentários:

  1. Chico,fiquei pensando no que vc escreveu e acho que amar dói porque nos deixa vulneráveis. Eu só posso amar de fato quando "baixo a guarda", quando me coloco no lugar do outro e sinto a sua dor como se fosse a minha. O amor verdadeiro dói porque implica doação, entrega, renúncia , qualidades relacionadas à fraqueza. Não gostamos de nos sentir fracos, preferimos achar que temos o controle da situação. Mas se não estou pronto a sofrer, então não estou pronto para amar o outro e reconhecê-lo como alguém igual a mim.

    ResponderExcluir
  2. Heloísa, obrigado pelo comentário rico e inteligente.
    Outra coisa, acho fantástico quando me escrevem dizendo que "ficaram pensando no que escrevi", pois significa que meu objetivo foi atingido: UM BLOG QUE DÁ O QUE PENSAR.
    Abraço, Xyko.

    ResponderExcluir