quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

RESTAURAÇÕES


Qual de nós nunca passou pela amarga experiência de ter pecado e se sentir, depois, a pior das criaturas? Nossa maior necessidade nesses momentos, quer consciente ou inconscientemente, é sermos restaurados.
Imagine como Pedro se sentiu no episódio registrado no versículo seguinte:
“Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo.” (Lucas 22:61)
Estou certo de que aquele olhar de compaixão que Pedro desfrutou também está à nossa disposição nos momentos em que carecemos de restauração espiritual. Foi uma batalha sobrenatural que até o próprio Diabo se meteu, e isso fez Jesus orar por Pedro, o qual, acredito eu, não viu nada!
“Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos. Ele, porém, respondeu: Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte. Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante.” (Lucas 22:31-34)
Isso é fantástico! Bem antes Jesus já intercedia pelo teimoso discípulo. Agora, pense comigo: quantas vezes será que isso aconteceu na minha vida e só saberei na Eternidade?! E na sua vida?
Jesus ainda fez mais por Pedro: fez-lhe uma aparição exclusiva depois de ressurreto.
“E apareceu a Cefas e, depois, aos doze.” (1 Coríntios 15:5)
Depois de meditar sobre tudo isso, o seguinte episódio ganhou, para mim, cores mais fantásticas:
“Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas. Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres. Disse isto para significar com que gênero de morte Pedro havia de glorificar a Deus. Depois de assim falar, acrescentou-lhe: Segue-me.” (João 21:15-19)
Isso é graça.

Um comentário:

  1. Caríssimo,

    Gosto de pensar na figura do galo como símbolo do próprio Espírito Santo que Jesus enviou a Pedro para salvá-lo, juntamente com os outros discípulos...
    O galo, em grego alector, aquele que vai antes, arauto (aguarda o sol nascer), dá origem a nomes como Alex e Alexandre, foi prometido a Pedro por Jesus na última ceia, para impedir que "ficasse louco de culpa" como ficou Judas, uma vez que todos trairam Jesus...
    Pedro e os demais arrependeram-se, sofreram e choraram mas sobreviveram (com a ajuda do E.S.), mas Judas, apesar de também se arrepender, condenou-se à mais dura pena que pode ser imposta a um ser humano...

    Interessante pensar também que Deus quando nos deu a liberdade, nos deu também o direito de errar e certamente já nos enviou o E.S. como arauto, o difícil é nós mesmos aprendermos a nos perdoar...


    Paz,

    ResponderExcluir