sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

VOCÊ ME AMA?

E se Deus, de uma forma inequívoca, chegasse para você e perguntasse: “Fulano, você me ama?”, qual seria a sua resposta?
Eu me submeti a essa reflexão, e como muitas vezes faço, tentei intelectualizar esse assunto espiritual. Assim racionalizei a princípio: “Deus quer saber se eu o amo com o amor 'philéo' ou 'ágape'?” Talvez por medo de declarar um amor falho, posto que humano, hesitei em declarar algo que sei ser verdade, ou seja, meu amor por Deus. E Deus também o sabe, e isso é o que importa.
Como pastor, me vi muitas vezes tentando convencer as pessoas a terem um relacionamento sério com Deus. Trabalho inútil e frustrante se a pessoa não O ama.
“Amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo excede a todos os holocaustos e sacrifícios.” (Marcos 12:33)
Ainda outro dia um amigo comentou, não criticando, que tenho escrito muito sobre o amor. Pensando sobre isso concluí que estou redescobrindo de uma forma contundente, que o amor, a Deus e ao próximo, é a base de tudo. Base para todos os relacionamentos, base para a solução de conflitos e de muitos problemas, para que haja justiça e base até para a verdadeira felicidade.
Volto a perguntar: você ama a Deus?
Eis um versículo para nos ajudar a nos avaliarmos nesse assunto:
“Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.” (1 João 4:20)

Um comentário:

  1. Concordo em genero, número e grau...
    Não tem saída, o ser humano é livre e o exercício da liberdade se dá no Amor, fomos criados para Amar, só nos realizamos amando... e assim por diante.

    Paz,

    ResponderExcluir