quarta-feira, 12 de maio de 2010

SÓ CUIDADOS PALIATIVOS

Seu nome é Giovana. Ela tem 6 anos. Sabe essas crianças lindas e ainda por cima educadas e delicadinhas? Pois ela é assim. Ela tem que usar uma traqueostomia, e por isso, para falar, ela tampa o buraco da mesma com o dedinho. Ontem ela me contou que tem várias bonecas, todas com o nome de Ana: Ana Beatriz, Ana Paula, Ana Cristina, e por aí afora. Além das bonecas, ela só tem um macaquinho de pelúcia que se chama Chico. Segundo ela mesma, nada a ver com o Pastor Chico.
Me encontro sempre com ela e com a mãe na saída do HC. Elas precisam ir lá pelo menos 2 vezes por semana. A Gi me vê de longe e pede à mãe para ir me falar “oi”.
Outro dia eu conversava com elas e a mãe abriu a bolsa, me entregou um papel e disse que gostaria que eu lesse silenciosamente o que estava ali. O documento era uma declaração do médico da menina afirmando que o tratamento da Giovana, dali para a frente, seriam só cuidados paliativos. Tudo o que era possível ser feito já fora tentado.
“Jesus disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus.” (Mateus 19:14)
Ainda bem que tem esse versículo na Bíblia!

Um comentário:

  1. Não adianta ficar buscando os "porquês". Isso nos é inalcançável.
    Temos que aprender a entender os "para ques" de tudo que acontece...
    Até nas situações mais difíceis.
    Certamente Deus embala a Gi com carinho...


    Paz,

    ResponderExcluir