quarta-feira, 26 de maio de 2010

SUBVERSÃO

Antigamente tinha na televisão uma propaganda de uma tesoura própria para uso escolar, que era a tesoura de um personagem das histórias em quadrinhos. Na propaganda uma menina cantarolava para um coleguinha, de uma forma bem antipática, algo mais ou menos assim: “Eu tenho, você não tem”.
Outra coisa: certa vez eu participei de um culto em que na hora de apresentar o pregador, o pastor daquela comunidade relacionou todos os títulos acadêmicos daquele que ia falar. Lembro-me que a cada item citado, e eram muitos, era como se eu afundasse um pouco no meu lugar.
Uma última coisa ainda: cada brasileiro gasta em média US$ 116,20 por ano, na compra de produtos cosméticos. No Chile, esse gasto é de US$ 96,50, enquanto na Argentina chega a US$ 74,90.
Quando Jesus lavou os pés dos discípulos ele estava virando de cabeça para baixo alguns valores. E depois ainda faz uma pergunta intrigante:
“Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos fiz?” (João 13:12)
A sociedade tem suas formas de valorizar as pessoas.
Primeiramente o importante era TER. Para ter valor precisava que o indivíduo tivesse posses.
Depois a importância estava no SER. Títulos honoríficos, acadêmicos e esportivos, quem os tinha é que era importante.
Hoje o que importa é PARECER ter e ser. A aparência é fundamental.
Isso obviamente desenvolveu o consumismo e o hedonismo egocêntricos.
Quais os valores preconizados pela Bíblia? Os valores cristãos são: ter amor e ser servil.
“Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente,” (1 Pedro 1:22)
“Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.” (1 Pedro 4:10)
Agora, cá entre nós: você compreendeu o que Jesus fez aos discípulos ao fazer o serviço dos escravos lavando-lhes os pés? Confesso que tive dificuldade para entender.
“Porém muitos primeiros serão últimos; e os últimos, primeiros.” (Mateus 19:30)

Um comentário:

  1. Gosto de ver na cena do lava-pés, Jesus renovando e reverenciando a história pessoal e coletiva dos discípulos, que eram todos judeus. O pé para a tradição judaica simboliza a origem, a história, a família, a tradição de cada um, onde cada um está fundamentado... Jesus mostra que respeita mas renova a fé judaica (o evangelho de João está repleto dessas passagens) como homem livre que é (ele próprio cinge seus rins, o que simboliza decisão de homem livre, não escravo). Mostra também que renova nossa história pessoal. Independente se os antecedentes são "bons ou ruins" aos nossos olhos humanos, Jesus respeita, purifica (redime na cruz) e incorpora numa nova vida...
    Note que jesus lavou os pés inclusive de Judas, mas este livremente escolheu o seu caminho...
    Talvez essa seja uma das passagens mais difíceis de entender com a nossa cabeça humana, aceitar que Deus é absolutamente MISERICORDIOSO e perdoa a todos que a Ele se dirigirem, independentemente de sua história pregressa...


    Paz,

    ResponderExcluir