segunda-feira, 19 de julho de 2010

UMA IGREJINHA MUITO FEIA

Existem Catedrais lindas, enormes, assim como há Igrejas pequenas e simples. Vou escrever sobre uma pequena Igreja que, na minha opinião, é muito feia.
Tomei coragem e vou escrever sobre o meu corpo.
Deformado, débil, defeituoso, agora já bem desgastado, com uma manutenção cara e trabalhosa (a Denise que o diga!) e por isso tudo, feio. Assim é o meu corpo.
Você deve imaginar como é esquisito, para mim, ver tudo isso em uma foto ou em um espelho, e não poder “sair” dos limites traçados por minha pele. Tenho que ficar “aqui dentro”.
Contudo, veja que maravilha: mesmo assim, o Espírito Santo se dignou a vir habitar em mim.
“Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6:19)
Confesso que já fiz um péssimo uso de 4 dos meus 5 sentidos. Só o olfato (que em mim é precário) não foi mau usado. Já tive problemas também com a mente, a fala e as mãos.
Por outro lado, Deus tem me usado, e muito. E inúmeras vezes justamente por eu estar nesse corpo torto. Ele é o diferencial que me torna especial. Nenhum mérito do qual eu posso me orgulhar. Todo e qualquer motivo de louvor é para Deus.
E para terminar, uma verdade que me alegra muito: o que torna uma igreja santa não é a sua forma, mas a presença de Deus.

4 comentários:

  1. Querido Xyko, a Bíblia diz que o Espírito Santo habita em nós como um "tesouro em vasos de barro, para mostrar que esse poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós"(2 Co 4.7). O nosso corpo irá se desgastar e decair - o que costumamos chamar de processo de envelhecimento - mas o nosso interior se renova dia após dia. Essa é a nossa esperança! Se olharmos só para o nosso exterior, ficaremos desanimados, mas é em nossa fraqueza que o poder de Deus se manifesta.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí! Concordo plenamente com a Heloísa.
    É esse paradoxo que faz a proposta de Jesus parecer "loucura", como diz Paulo...
    Existem por outro lado "túmulos caiados" cheios de vermes dentro... e a gente ainda teima de julgar pelas aparências...
    Caríssimo, a foto é sua mesmo ou é de uma pessoa muito parecida (parece você mais jovem...) só falta a sua cadeia "turbinada"...


    Paz,

    ResponderExcluir
  3. Pois é, sou eu mesmo.
    Bem mais jovem e sem cadeira motorizada.
    Estava dando uma palestra em um acampamento de jovens.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, o nariz é inconfundível...

    ResponderExcluir