quarta-feira, 13 de outubro de 2010

MEU MELHOR PROFESSOR

Ele é o meu pequeno grande professor. É o Nino. O Nino é aquele garoto de 9 anos do qual volta e meia eu estou contando alguma coisa. Como ele depende do respirador mecânico por causa de uma distrofia muscular progressiva e irreversível, ele mora, e sempre vai morar, no HC-UNICAMP. O Nino tem pouquíssimos movimentos, só um pouco com a cabeça, parar dizer sim ou não, e limitadíssimos gestos com os dedos da mão. Entender o que ele fala é muito difícil.
Apesar disso, intrigava-me o fato de eu ir vê-lo todos os dias. Por que?
Foi o Nino que me ensinou a maior lição que já tive de alguém: como amar verdadeiramente. Não esperar nada em troca, mas receber tudo. Deixe-me explicar: nesse trabalho de visitação hospitalar, por mais que queiramos só nos darmos, acabamos sendo os que mais ganhamos. Vamos para servir e saímos abençoados.
Outras lições recebi do Nino. Por exemplo, ele é extremamente paciente. Já pensou ficar todos os dias, o tempo todo, deitado numa cama?
Para podermos entender o que é isso, veja o seguinte: de vez em quando eu chegava no quarto para vê-lo e assim que me via, o Nino me mostrava a língua. Bravo, eu dava a volta e ia embora. Até que um dia a Ana Paula, que era voluntária ali, me alertou que aquela era a forma de o Nino expressar que queria ficar sozinho, ter um pouco de privacidade! Quando estou bravo, ou triste, posso dar a volta e ir embora, me refugiar em um lugar onde possa ficar sozinho; o Nino não! E todo mundo acha que ele tem que estar disposto a receber seja quem for a qualquer hora. Por outro lado, quando ele me quer por perto, me recebe mandando um beijo e dizendo que me ama.
Digo, e não me canso de repetir, que amar verdadeiramente é nos colocarmos no lugar da outra pessoa para descobrirmos quais são suas necessidades e procurar satisfazê-las (contanto que a mesma não seja ilegal, imoral e nem faça mal). Exercitar isso com o Nino aumenta em muito a minha compreensão do que Deus fez e faz por mim.
“Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)
E me dá uma dimensão mais profunda do que Ele quer de mim:
“Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.” (1 João 3:16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário