quinta-feira, 28 de outubro de 2010

UMA IMAGEM QUE NÃO ME SAI DA CABEÇA

Antes era o Pronto Socorro do HC-UNICAMP, agora é uma Unidade de Emergência Referenciada. Só recebe casos que não podem ser atendidos em Postos de Saúde e outros locais de Pronto Atendimento. É complicado falar desse setor do hospital, com inúmeras macas no corredor, onde os pacientes ficam internados por vários dias, às vezes muitos mesmo, sem privacidade ou comodidade alguma. Na maior parte das vezes aquele local me parece um hospital de campanha em uma guerra.
Fui fazer umas visitas ali e enquanto aguardava uma paciente se preparar para me receber, (era horário de visitas e aquilo fervia de gente) vi uma senhora bem idosa, bem morena, cabelos brancos, de pé ao lado de uma maca, na qual estava deitado um velhinho que deduzo ser seu marido. Ele ou dormia ou estava muito fraco para abrir os olhos. A velhinha procurava ocupar as mãos, mas seu olhar observava tudo mas tenho impressão que não via nada. Ou ela punha pela enésima vez o lençol para baixo do fino colchonete da maca, ou puxava de novo a coberta para o ombro do velhinho mas, na realidade, ela não tinha nada para fazer. Dali há alguns minutos as visitas se encerrariam e ela teria que deixar o paciente sozinho ali, naquele ambiente angustiante. E ela iria para casa sem ele.
Talvez uma longa história esteja terminando ali. Foram felizes juntos? Não sei. Tomara que sim. Quantos acontecimentos e experiências devem ter passado juntos! Pelas rugas, magreza e roupas simples, imagino que não devem ter tido uma existência fácil. Pode ter valido a pena, mas acho que não foi fácil. E pode ser que esteja no fim.
Sabe o que mais me impressionou nisso tudo? Não havia ninguém com eles lá.
Como pode ser triste e solitária a velhice!
PARA REFLETIR:
“Fiquem de pé na presença das pessoas idosas e as tratem com todo o respeito; e honrem a mim, o Deus de vocês. Eu sou o SENHOR.” (Levítico 19:32 NTLH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário