quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

COM UMA MELANCIA PENDURADA AO PESCOÇO

Ao trabalharmos com grupos de adolescentes, logo percebemos que uma das características mais marcantes dessa idade é querer aparecer. Dessa idade? Acho que não, ou então eu ainda tenho muito de adolescente em mim. Você também??
Quando estou em grupo tenho que ter uma boa piada, uma boa frase de efeito, uma boa idéia e outras coisas que façam a minha presença marcante. Novidades quem tem que contar sou eu, talvez até mesmo as más notícias!
Como se diz por aí, seria melhor pendurar uma melancia no pescoço. O que importa é EU aparecer.
Ninguém nasce orgulhoso ou humilde, e muito menos o meio o faz isso ou aquilo. Ser orgulhoso é uma opção, assim como ser humilde. É isso mesmo, ser humilde é uma opção, nós escolhemos não ser orgulhosos.
Eis um caminho:
“Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte,” (1 Pedro 5:6)
Numa determinada noite, aquela Igreja estava lotada, umas 600 pessoas estavam ali. Eu estava sozinho no palco, todos olhavam para mim, e antes de começar a falar fiz uma pausa. Tudo ficou em um grande silêncio. Depois falei: “A vida nos coloca em algumas circunstâncias admiráveis. Minha obrigação aqui é captar a atenção de todos vocês e em seguida tirar seus olhos de mim e fazer com que vocês os fitem firmemente em Jesus ...”.
Meu maior projeto para o próximo ano é fazer com que Cristo seja mais conhecido através da minha vida.
Note o que João Batista disse com respeito a ele mesmo e a Jesus Cristo:
“Convém que ele cresça e que eu diminua.” (João 3:30)

5 comentários:

  1. Gostamos de ocupar um lugar de destaque, para que todos nos admirem. Os discípulos de Jesus, apesar de caminharem ao seu lado durante quase 3 anos, ainda não haviam aprendido a ser humildes, pois um pouco antes de Jesus ser preso, eles começaram uma discussão sobre qual deles seria o mais importante... Não é fácil nos livrarmos do "espírito do fariseu"...gostamos de ser vistos e admirados. Em vez de considerarmos os outros superiores a nós, achamos que nós estamos acima dos demais. Cristo nos deixou o exemplo, pois Ele, embora sendo Deus, assumiu a forma de servo e "a si mesmo se humilhou".

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo,

    A foto do Jô representa bem a tríade global arrogante e narcisista, que temos que engolir: Jô, Faustão e Galvão...
    Esta é a grande novidade do Cristianismo: Deus se humilha, se faz de condição humana até a morte, para nos mostrar que este é o caminho para a glória. Difícil é fazermos o mesmo...


    Paz,

    ResponderExcluir
  3. Caro Pastor Xico, a certa altur do seu artigo o senhor pergunta se tenho algo de adolescente em mim. Posso dizer de cabeça erguida que não, pois tenho maturidade suficiente para afirmar que cresci.
    Levando para assuntos mais sérios, por favor me responda como é o verbo orgulhar em grego.
    Ezequiel da Silva.

    ResponderExcluir
  4. “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.” 1a Epístola aos Coríntios 10, 12
    Francisco dos Santos

    ResponderExcluir
  5. Caro Ezequiel, a palavra pode ser essa que faríamos a transliteração da seguinte forma: “huperairomai”, a qual pode ser traduzida por “ensoberbecer-se”, ou “ser arrogante”.
    Abraço, Xyko.

    ResponderExcluir