sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

NARIZ CHEIO DE MELECA

Nós fazíamos um trabalho evangelístico e social em uma favela aqui de Campinas. Naquela ocasião uma senhora da nossa Igreja comentou que não entendia como “tínhamos coragem” de ir lá, pois para ela era insuportável ficar junto daquelas crianças cheias de meleca no nariz. Realmente lá havia dessas crianças; no dia anterior a essa senhora ter-me dito isso, eu ganhara um beijo de um daqueles meninos e também fiquei com o rosto sujo.
Não me importo com essas coisas. Me sinto muito bem, até gosto, quando estou na companhia de gente simples.
Não me lembro o nome de uma antropóloga da USP (me acode Venâncio, qual o nome dela?) que escreveu essa frase genial: “Ser humano é ser o mano”.
Jesus Cristo nasceu em um lar sem recursos. Compare esse versículos:
“Passados os dias da purificação deles (José e Maria) segundo a Lei de Moisés, levaram-no (a Jesus) a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor, conforme o que está escrito na Lei do Senhor: Todo primogênito ao Senhor será consagrado; e para oferecer um sacrifício, segundo o que está escrito na referida Lei: Um par de rolas ou dois pombinhos.” (Lucas 2:22-24)
“Mas, se as suas posses não lhe permitirem trazer um cordeiro, tomará, então, duas rolas ou dois pombinhos, um para o holocausto e o outro para a oferta pelo pecado; assim, o sacerdote fará expiação pela mulher, e será limpa.” (Levítico 12:8)
Aí eu comecei a questionar a razão pela qual Deus optou por nascer em um lar humilde. Não acreditava que era só para nos dar uma lição de humildade. Conversando com a Denise sobre isso, ela disse acreditar que Deus não escolheu José e Maria para serem os pais de Jesus por serem pobres, mas devido ao fato de eles terem um coração que agradava a Deus.
E isso é verdade. A espiritualidade não se mede pelo que se tem ou não tem no bolso, mas sim pelo que se tem, ou não, no coração. Não é por ser pobre ou rico que uma pessoa é mais ou menos espiritual.
Mas todos, com ou sem recursos, espirituais ou não, são amados por Deus. E nós também devemos amá-los, mesmo que eles tenham ou não tenham meleca escorrendo do nariz.
PARA REFLETIR:
“Naquela hora, exultou Jesus no Espírito Santo e exclamou: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.” (Lucas 10:21)

Um comentário:

  1. Caríssimo, infelizmente não me lembro mais o nome dela, que era também pastora luterana e deu uma ótima palestra num encontro de bioética em SP, há alguns anos.
    Realmente costumamos ser "reducionistas" e só olharmos a meleca no nariz dos outros (ou a palha no olho dos outros como em Mat 7, 3-5), sem dúvida é preciso "ter coragem" e muita tolerância...
    Interessante que o muco (nome científico da meleca) é uma substância glicoprotêica viscosa secretada continuamente pelas superfícies mucosas biológicas. Tem função de evitar o ressecamento, lubrificar e também proteger contra vírus, bactérias e pessoas intolerantes e preconceituosas...
    Acho que é por isso que a meleca não assusta você.


    Muita Paz, companheiro

    ResponderExcluir