quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

POR QUE O CACHORRO ENTRA NA IGREJA?

Quando eu era criança já conhecia e contava essa piada. A resposta todo mundo sabe: o cachorro entra na Igreja porque encontra a porta aberta.
E as pessoas, por que entram na Igreja? Será que é porque encontram a porta aberta? Mas será que a porta está realmente aberta? Não no sentido literal, mas nos aspectos social e espiritual.
Certa feita um pastor muito amigo meu perguntou se eu tinha alguma sugestão sobre o que fazer para aumentar o número de participantes da Igreja que ele pastoreia. Várias idéias nos vieram à mente, desde fazer cultos onde se oraria pelos problemas das pessoas, até transformar o culto em um verdadeiro show. Mas isso tudo só faria a Igreja inchar, e todos nós sabemos que inchaço não é crescimento.
Hoje, porém, eu acredito que só há duas coisas que podem lotar nossas Igrejas de uma forma saudável: a mensagem da cruz e a fé de seus membros.
Observe esses versículos:
“Dias depois, entrou Jesus de novo em Cafarnaum, e logo correu que ele estava em casa. Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes a palavra.” (Marcos 2:1-2)
Reparou que a casa estava lotada? E o que o Senhor Jesus pregava? A Palavra, cujo cerne é a cruz.
Mais um texto bíblico para vermos:
“E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo.” (João 12:32)
Ser “levantado da terra” refere-se a ser crucificado.
Tento, em todas as mensagens que escrevo e prego citar que Jesus morreu na cruz para pagar pelos nossos pecados. Muito embora eu procure levar uma vida exemplar e preparar minhas mensagens da melhor forma possível, estou ciente de que o que vai atrair as pessoas é o infinito amor de Deus por nós revelado naquela cruz.
Levar as pessoas à Igreja através da fé de seus membros é o assunto de outro texto.

Um comentário:

  1. Caro Xyko,

    A teologia da crucificação de Jesus sempre me incomodou de certa forma.
    Sem querer escandalizar, custa-me aceitar simplesmente que Jesus morreu na cruz para "pagar" pelos nossos pecados... é um entendimento meio reducionista, passa a impressão de um Deus Pai cruel, que "cobra" da humanidade um preço que ela não pode pagar, o mesmo Deus que não aceitou o sacrifício de Isaac, esse Deus que é só Amor e Misericórdia...
    Por outro lado, a figura da cruz representa a integração de todos os opostos (terra e céu, direita e esquerda, humano e divino e tantos outros mais) e acredito que foi isso que Jesus quis mostrar.
    Sua Santíssima Pessoa integrou o humano e o divino de forma tão radical que todo o sofrimento e condição humanas passaram a ter um sentido profundo, transcendente, aquilo que passamos a chamar de ressurreição, ou seja, nem a morte é mais definitiva. Ao contemplar a cruz e Jesus nela "levantado", lembramos do sofrimento inerente a nossa humanidade e nos "consolamos" de certo modo pois Jesus deu a ele dignidade divina.
    Por isso a figura da cruz é sanadora, terapêutica, e as pessoas tem certa necessidade de colocá-la no alto dos morros, nas estradas, nas casas, nas repartições públicas... daí porque aquela lei que queria tirar os crucifixos desses locais "não passou", lembra daquela nossa conversa na Capelania sobre o tema?
    A cruz nos dias de hoje, nessa nossa sociedade hedonista onde o sofrimento e a morte são tabus, passa a ser uma lembrança escancarada dos nossos limites humanos, mas lembra também que não é uma condição humana qualquer, é uma condição humana com sentido.
    E a "porta" para se aceitar isso está realmente aberta, talvez mais do que simplesmente religião, essa necessidade de sentido seja uma realidade antropológica em cada um de nós...
    Tudo isso é um mistério, mas é inegável, como você mesmo disse, o infinito Amor de Deus por nós revelado naquela cruz...


    Muita Paz, caro amigo

    ResponderExcluir