sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

UMA VISITA QUE NÃO ACONTECEU E OUTRA QUE ACONTECEU

Aquele homem, o Jorge, sofria de câncer mas, por mais incrível que pareça, não era isso que mais o afligia. Ele estava internado há muito tempo e uma amizade sólida se formara entre nós. Eu acredito que, na maior parte das vezes, para darmos um testemunho individualmente, é necessário que exista uma amizade entre o cristão e aquele que vai ser evangelizado. Fazer amizade nos dá o direito de sermos ouvidos. A minha amizade com o Jorge abriu as portas para eu falar-lhe de Jesus e assim ele foi convertido.
Doente terminal, o Jorge só queria uma coisa: rever e abraçar o filho que era viciado em drogas e morava lá no Rio de Janeiro. Numa sexta-feira entramos em contato com o rapaz, conseguimos dele a promessa de que viria visitar o pai no domingo, falamos para o Jorge se preparar (ele garantiu que estava preparado), e só voltamos ali no hospital na segunda-feira. O rapaz não veio e nem deu satisfação.
Depois de chorar muito, o Jorge virou para mim (que estava quieto e calado ao seu lado) e disse: “OK, Chico. Estou pronto para morrer. Já me acertei e me despedi de todos aqui na Terra, menos desse meu filho, porque ele não quis. Já me acertei com Deus pois vi a salvação em Jesus, que na cruz pagou todos os meus pecados. Já posso ir para o céu em paz”.
Ele estava pronto. Com um leve toque de tristeza por causa do filho, mas feliz e em paz, o Jorge morreu no dia seguinte, terça-feira.
Tudo isso me voltou à mente devido ao fato de estar estudando o relato do encontro de Simeão com o menino Jesus, quando este foi apresentado no Templo.
“Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão; homem este justo e piedoso que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor. Movido pelo Espírito, foi ao templo; e, quando os pais trouxeram o menino Jesus para fazerem com ele o que a Lei ordenava, Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação,” (Lucas 2:25-30)
Por ele orar dizendo que já podia morrer pois tinha visto o Messias prometido, eu imaginava que era velho, mas diz a tradição judaica que ele era moço ainda. Um moço que estava pronto e em paz para se encontrar com Deus. Ele aguardava a visita do Cristo e Ele, o Deus Filho, veio.
Veio para nos trazer a Salvação. Você está pronto?
PARA REFLETIR:
“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Apocalipse 3:20-22)

3 comentários:

  1. Caro Pastor, as pessoas usam esse último versículo citado em seu texto (Ap 3:20-22) de uma forma errada. Se elas lessem a Bíblia como deveriam fazer, ou seja, com inteligência e profundidade, veriam que esse texto foi escrito para uma igreja, da qual o próprio Cristo está do lado de fora. E que igreja é essa? Não a minha Igreja, com certeza.
    Ezequiel da Silva.

    ResponderExcluir
  2. Muito marcante essa experiência. Estar preparado para ir ao encontro do Senhor é algo realmente maravilhoso. Que possamos todos estar preparados.
    Deus abençoe sua vida querido Xiko.

    ResponderExcluir
  3. Caro Xyko,

    Interessante que este trecho do Apocalipse, da mensagem para a cidade de Laodicéia, convida à conversão de todos, afinal devemos ouvir o que "o Espírito diz às igrejas". Não somos todos nós "igrejas", templos do Espírito?
    Essa cidade em especial era muito rica (citação do ouro), produzia tecidos muito caros (roupas alvas) e era famosa por produzir um colírio muito procurado na época (todos citados nos versículos 17, 18 e 19, do capítulo 3 do Ap).
    Portanto temos aqui uma clara referência à arrogância, auto-suficiência e orgulho excessivo pelos quais a cidade era famosa, mas que no fundo representavam a pobreza, a nudez e a cegueira...
    Quem conseguir ser sinceramente humilde, tomar consciência que não há realmente nada de certeza nesse mundo, respeitar as diferenças, despir-se dos preconceitos e abrir a porta do coração ao ouvir as batidas, este ceará com Jesus. Isso é Ele mesmo que está dizendo... principalmente neste tempo de Natal.
    Assim será feita justiça a cada um de nós, que somos o Seu povo. E é isso mesmo que quer dizer a palavra Laodicéia, "a justiça do povo".
    Assim como naconteceu com o Sr. Jorge, que parece que finalmente alcançou a Paz, apesar de todas as dificuldades... Jorge quer dizer "lavrador", provavelmente ele colheu um pouco de Paz que deve ter semeado durante sua vida toda, apesar de não ter se reconciliado com seu filho, pelo menos neste mundo.
    Paz quer dizer isso mesmo, "pangere" conciliação com tudo e todos...
    Apesar deste texto estar meio longo, não consigo não comentar sobre o Simeão, cujo nome significa "Deus ouve", ou seja aquele que pede e é ouvido. Ele esperava a consolação de Israel e foi atendido.
    No templo estava também a profetiza Ana (que significa cheia de graça), filha de Fanuel (que viu o rosto do Senhor) da tribo de Aser (felicidade), ou seja, aquela bem aventurada que viu a Salvação e ficou feliz...
    Não precisa dizer mais nada.


    Muita Paz, Feliz Natal e bom Ano Novo a todos

    ResponderExcluir