sábado, 5 de julho de 2008

ENGOLE O CHORO

Estes exercícios de imaginação poderão nos ajudar a entender alguns conceitos. Para isto, tente imaginar as seguintes situações. Primeira: a ação transcorre num dia ensolarado, numa rua de pouco movimento. Não há nenhum carro estacionado dos dois lados da rua. Do lado esquerdo há uma loja de artigos de cristal: enfeites, vasos, copos, jarras, taças e outros objetos finos e caros. De repente, aparecem vários filhotes de animais que começam a jogar futebol no meio da rua. Metade deles usa uniforme verde e a outra metade uniforme azul. O juiz que apita o jogo é um enorme elefante cinzento, todo vestido de amarelo. O jogo transcorre normalmente até que em um determinado lance a bola "espirra" para dentro da loja. Por um milagre, a bola não provoca nenhum estrago, mas o juiz resolve ir buscá-la dentro da loja. Assim que o elefante entra na loja ele percebe, aflito, que não deveria ter entrado ali. E não deveria mesmo! Ele recua, tentando sair da loja, mas esbarra numa prateleira, quebrando vários objetos. Cada movimento do seu corpo provoca um estrago, espalhando cacos dos objetos quebrados por toda a loja.
Passemos agora para outra situação. Aqui, a cena se passa numa sala pequena e aconchegante. Num dos cantos da sala há uma mesa e uma cadeira dessas para crianças, ambas feitas de madeira. Sobre a mesa está um radinho de pilha, conectado a um fone de ouvido. De repente, entra na sala um lindo gatinho, senta-se na cadeirinha, coloca o fone de ouvido, acomoda-se confortavelmente e liga o radinho, deliciando-se com a suave melodia.
Estas duas situações nos permitem perceber algumas coisas. Primeiro, quando você começou a imaginar a cena do gatinho, passou imediatamente a desconsiderar a cena do elefante. Você é quem decide qual situação vai imaginar, ou uma ou outra. Você pode imaginar ainda outras cenas, como por exemplo, um animal predador capturando sua presa, ou um riacho tranqüilo correndo no meio das árvores. Repare que cada cena provoca em nós uma emoção diferente.
Você talvez esteja se perguntando o que isto tudo significa. Minha intenção é fazer com que você perceba que as nossas emoções são afetadas pelas nossas imagens mentais. Em última análise, nossa vontade comanda os nossos pensamentos, que por sua vez comandam as nossas emoções.
Quando eu era criança, sempre que fazia alguma "arte", minha mãe me castigava e ainda exigia que eu não chorasse. Mas eu chorava. Ela então ordenava: "Engole o choro, menino!" Mas se eu estava triste, como não chorar? Para mim, as emoções eram impossíveis de serem controladas. Anos depois, já convertido ao cristianismo, deparei-me com o seguinte versículo da Bíblia: "Alegrai-vos sempre no Senhor. Outra vez digo: Alegrai-vos!" (Fp 4.4) Repare que se trata de uma ordem! Mas, e quando eu estiver triste, como posso obedecer à ordem para me alegrar? Estamos de volta ao mesmo problema. O princípio por trás de tudo isso é o que foi colocado acima: a nossa vontade comanda os nossos pensamentos, que por sua vez comandam as nossas emoções. Vejamos o que dizem os versículos seguintes do capítulo quatro de Filipenses:
"Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos por coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isto o que ocupe o vosso pensamento" (Fp 4.5-8)
Isso não tem nada a ver com pensamento positivo ou qualquer outra coisa deste tipo (quem não se lembra do livro de Norman Vicent Peale?). Não se trata de uma técnica para ser bem sucedido ou obter bens ou até mesmo ser abençoado. Este é o caminho que devemos trilhar se não quisermos nos tornar prisioneiros das nossas próprias emoções. As emoções por si só são boas e bem-vindas, mas se tornam terríveis quando somos dominados por elas. A letra de uma canção bastante conhecida diz, "O importante é que emoções eu vivi!". Mas é preciso ter cuidado com as emoções, pois muitas vezes elas só nos criam problemas e nos desviam dos princípios prescritos por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário