quarta-feira, 9 de julho de 2008

UMA APÓLICE DE AMIZADE

O que vou relatar aconteceu há um bom tempo.
Manhã de domingo. Minha mulher e eu acordamos cedo e nos preparamos para ir à igreja, como fazemos todos os domingos. Assim que nos acomodamos no carro, saímos. Quando já estávamos na metade do caminho, tivemos que parar por causa de um congestionamento provocado por um caminhão que estava atravessado na pista, bloqueando a passagem dos carros. A fila de automóveis parados começou a crescer rapidamente, até que de repente ouvimos o som de pneus deslizando pelo asfalto, seguido pelo barulho de carros se chocando. No mesmo instante, sentimos um forte tranco, e percebemos então que um carro que vinha em alta velocidade não conseguiu parar e acabou se chocando com a traseira do nosso carro.
O jeito era descer e telefonar para a companhia de seguros. O funcionário que nos atendeu foi muito educado — ou bem treinado para ouvir as queixas com paciência — principalmente se considerarmos que ele estava de plantão num lindo domingo de sol. Porém, o rapaz pouco pôde fazer por nós. Para ter direito a um carro reserva, eu teria que estar fora de minha cidade (no caso, Campinas), guincho, só se o carro não andasse de forma alguma, e por fim, o valor da franquia não era suficiente para cobrir os gastos com o conserto do carro.
Mas, em meio a todos esses problemas, aconteceu algo que nos deixou profundamente agradecidos: a presença de amigos que correram para nos ajudar assim que souberam do acidente. Enquanto que a companhia de seguros pouco fez por nós, a presença de amigos queridos ao nosso lado nos deu segurança e fez diferença. Eles desamassaram o carro para que pudéssemos andar com ele, foram conosco à delegacia para fazer o Boletim de Ocorrência, fizeram vários orçamentos sobre os gastos com funilaria e para completar nos emprestaram um carro para usarmos enquanto o nosso estava no conserto.
Ao contar esse fato que aconteceu conosco, não estou incentivando ninguém a não fazer seguro do carro ou de outros bens. O que gostaria de enfatizar é que mais importante que um bom seguro é a segurança de termos bons amigos. É justamente nas horas difíceis que os verdadeiros amigos se revelam. A cobertura oferecida pelos amigos nos momentos mais sinistros de nossas vidas é maior que qualquer prêmio que você possa imaginar. Note o que a Bíblia diz sobre verdadeiras amizades: "Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão" (Pv 18.24 BLH).
Preste atenção nessa frase de Ralph Waldo Emerson:
"A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delícia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você".
Porém, não podemos esquecer que a amizade é uma via de duas mãos. Assim como temos a oportunidade de usufruir de um relacionamento agradável e vantajoso, temos também a responsabilidade de proporcionar essas mesmas coisas para nossos amigos.
Com isso, chegamos ao ponto central de toda esta conversa. Você é capaz de adivinhar de quem é esta frase?
"O maior amor que alguém pode ter pelos seus amigos é dar a vida por eles".
Se você respondeu que o autor desta frase é Jesus Cristo, acertou em cheio! Leia novamente, até assimilar completamente o sentido destas palavras: "O maior amor que alguém pode ter pelos seus amigos é dar a vida por eles" (Jo 15.13 BLH).
Em seguida, leia os versículos que dão seqüência a estas palavras:
"Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando. Não chamo vocês de escravos porque o escravo não sabe o que o seu dono faz; mas chamo de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai. Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e dêem muito fruto, e que esses frutos não se estraguem. Assim o Pai lhes dará tudo o que pedirem em meu nome. Portanto, isto é o que eu mando: Amem uns aos outros". (Jo 15. 14-17 BLH).
Isto não é incrível? Jesus Cristo, o Filho de Deus, está afirmando que é meu amigo, a ponto de dar a vida por mim. Mas Ele quer que eu dê frutos, e isto significa que eu devo dar a minha vida pelos meus amigos. Será que isto é fácil? Certamente que não. Pascal disse que "a amizade fecha os olhos; o amor é cego". Diferentemente dos apaixonados, que não conseguem enxergar os defeitos da pessoa amada, os verdadeiros amigos vêem os defeitos um do outro, mas é como se não tivessem visto.
Se quisermos amar nossos amigos a ponto de dar a vida por eles, temos que aceitá-los do jeito que eles são, com suas qualidades e também com seus defeitos. Se não agirmos desta forma, corremos o risco de ficarmos sozinhos. Portanto, feche os olhos para os defeitos dos seus amigos, se deseja ter amigos.
Sou grato pelos amigos que tenho, e por eles me amarem, apesar de todos os meus defeitos. Isso significa que eles fecham os olhos...

Um comentário:

  1. Realmente a amizade baseia-se numa forma de amor completo e incondicional, onde valorizamos as qualidades, aceitamos os defeitos e não impomos condições para dar o nosso carinho. Por isso acho que todo relacionamento deve ter como base a amizade, para que sempre cumpramos a mensagem de Jesus "Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você".

    ResponderExcluir