quarta-feira, 30 de julho de 2008

OS MÉDICOS

Do posto de enfermagem onde estava trabalhando, eu podia ver a grande movimentação dos médicos, enfermeiras e técnicos no quarto onde estava havendo uma intercorrência com uma paciente. De repente sai de lá um médico que, jogando com raiva as luvas no lixo, resmunga para mim que é nessas horas que qüestiona se escolheu a profissão certa; ele havia acabado de perder aquela paciente para a morte.
A medicina não é uma ciência exata, é empírica; para ser mais correto, não é uma ciência, é uma arte, pois lança mão de várias ciências.
Ontem, na frente do hospital, ouvi dois senhores conversando, acho que são parentes de alguém que está internado. Um falava para o outro que não tinha gostado do médico porque o mesmo disse que não podia prever se o paciente ia melhorar ou piorar. Eu penso que é exigir demais desses que se esforçam para nos devolver a saúde.
Claro que existem profissionais ruins na medicina, como há em todas as profissões. Mas são exceções. Admiro os médicos por todo o conhecimento que possuem, por sua enorme responsabilidade e suas fantásticas habilidades.
Gosto de trabalhar ao lado deles. Qual é o nosso trabalho? “Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo.” (Provérbios 16:24)
Muitos profissionais da área de saúde já acreditam nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário