sexta-feira, 11 de julho de 2008

VOCÊ TEM MEDO DE AMAR?

Todo ano, no mês de julho, a Capelania do HC-UNICAMP recebe alguns noviços da Companhia de Jesus (Jesuítas) para um experimento de vida ali com os pacientes. Isso acaba sendo, todo ano, uma rica experiência para mim. Conviver com eles, ainda que só por um tempo, é uma oportunidade excelente de crescimento espiritual.
Estava conversando com eles certa feita sobre os 3 votos que fazem para entrar na Companhia: castidade, pobreza e obediência. Um deles comentou que o voto de castidade ele “tirava de letra“, assim como o de pobreza. O que mais o afligia era o voto de obediência. Um deles me explicou que o que é requerido é ”obediência de cadáver”. Isso significa não ter reação alguma às ordens dadas. Do jeito que puser, ou onde colocar, fica.
Obediência às autoridades é ordem bíblica. Nem interessa aqui discutir a obediência às autoridades humanas,
Quero focar, diretamente, uma ordem do próprio Senhor Jesus dada a todos nós, cristãos: NÓS DEVEMOS AMAR A TODOS, SEM EXCEÇÃO. E por mais que amemos ainda estaremos inadimplentes com aqueles que convivemos.
Note a letra dessa música cantada pelo Beto Guedes, inspirada em um pensamento de Dom Pedro de Casaldáliga:
O MEDO DE AMAR: “O medo de amar é o medo de ser/Livre para o que der e vier/Livre para sempre estar onde o justo estiver/O medo de amar é o medo de ter/De a todo momento escolher/Com acerto e precisão a melhor direção/O sol levantou mais cedo e quis/Em nossa casa fechada entrar prá ficar/O medo de amar é não arriscar/Esperando que façam por nós/O que é nosso dever: recusar o poder/sol levantou mais cedo e cegou/Os medo nos olhos de quem foi ver/Tanta luz”.
Amar é uma decisão. E por que decidimos não amar? (É isso mesmo, pois toda vez que não amamos é porque assim o decidimos!) Não amamos porque todo amor dói. Amar é satisfazer legitimamente as necessidades legítimas dos outros, e não os meus desejos. Só decidiremos amar quando estivermos livres de nossos interesses próprios.
Jesus nos amou porque estava totalmente livre de tudo e de todos.
Ele quer que nos amemos uns aos outros, e até mesmo aqueles que são nossos inimigos.
É uma ordem.

Um comentário:

  1. A Paz Xyko!
    Hoje já escutei duas lambadas, primeiro logo cedo: quem quiser me seguir toma tua cruz todos os dias e segue-me; depois amar a todos, isto é uma ordem! ou melhor: ORDEM!
    Só posso então pedir perdão À Deus novamente, e que na sua misericórdia infinita que Ele trabalhe em mim esta obediência de cadáver, e assim poderei amar na simplicidade do Céu!
    Que eu morra todos os dias e que nasça Cristo em mim para o outro!
    Obrigada pelas santas palavras meu amigo!
    Da amiga, Ana.

    ResponderExcluir