quinta-feira, 18 de março de 2010

NO FIM, QUEM É QUE VAI PARA A CADEIA?

A princípio, depois de uma conversa com o Venâncio, eu imaginei que era um pensamento só da Rose Marie Muraro, mas pesquisando um pouco mais, percebi que outros intelectuais constataram isso. Segundo eles, há 2 tipos de pessoas: os que obedecem às leis, esses são mais predominantes nas camadas mais pobres da população, e os que burlam as leis, predominantes nas esferas mais ricas. Sem contar os marginais, claro.
É o que estamos cansados de ver: se um pobre rouba um pão para alimentar os filhos, vai para a cadeia, porém se um rico rouba milhões para acumular mais um com os muitos que tem, continua solto. O pobre obedece às leis porque sabe que se não o fizer vai preso, e o rico é enganador e fraudulento por saber que não lhe acontece nada.
Reconheço que, se a Igreja fosse tirada do mundo ele se deterioraria muito mais, contudo, penso que podemos fazer bem mais (somos o sal do mundo) do que temos feito.
“Bem-aventurados os que teem fome e sede de justiça, porque serão fartos.” (Mateus 5:6)
E os que não teem fome e sede de justiça? Penso que por terem fome e sede de outras coisas, tais como entretenimento, conforto, luxo, fama e poder, serão sempre insatisfeitos, pois essas coisas são ilusórias, não fartam.
Li recentemente uma ilustração que conta que um discípulo desses que vivem burlando as leis, questionou seu sábio mentor perguntando “O que Deus fez para resolver o problema da injustiça contra os pobres?”, e obteve a seguinte resposta: “Ele fez você”.

Um comentário:

  1. Caríssimo,

    Oportuna reflexão pois nesta Quaresma o CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs) está promovendo a Campanha da Fraternidade Ecumência e neste ano de 2010, o tema é Economia e Vida e o lema é: "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6, 24).
    A campanha nos convoca principalmente a refletirmos nossa relação com o dinheiro e o consumismo.
    Somente fortalecendo o compromisso nosso, das pessoas e principalmente dos nossos filhos, com a JUSTIÇA, poderemos sonhar com um mundo melhor e menos desigual...


    Paz,

    ResponderExcluir