terça-feira, 30 de março de 2010

OLHANDO PARA JESUS

A Ana Júlia (ou TXU-TXU), que vai fazer 3 anos, já foi citada por mim aqui no Blog. Ela é filha do André e da Luciana, meus sobrinhos “postiços”, ou “por adoção”, como preferem alguns. Pois essa pequena fez eu passar um constrangimento daqueles em que se quer desaparecer. Domingo passado, após a Escola Bíblica Dominical, essa menina, que amo muito mesmo, desceu do colo da tia Caró e veio correndo na minha direção. Eu abri um sorriso daqueles enormes, segurei o pacotinho de pipoca doce que separei para ela e esperei. Ela abriu um sorriso maravilhoso naquele rostinho lindo e quando chegou perto, desviou de mim e correu para o abraço de uma senhora que cuidou dela no berçário da Igreja. Só de raiva não vou citar o nome dessa senhora. Não, estou brincando, foi a Rose quem ganhou o abraço.
Imagina a vergonha que passei! Tinha muita gente olhando.
Muitas vezes agimos assim com Deus. Ele está esperando que corramos para seus braços e nosso olhar está voltado para outra direção. Ou para uma outra pessoa, um entretenimento, para o trabalho, uma necessidade ou um problema, é para aí que volvemos nossos olhar. Mas não para Jesus. E assim nos desviamos dele.
Não quero com isso dizer que nosso Senhor fique enganado, iludido e constrangido. Ele nunca é pego de surpresa, mas que fica triste eu acredito.
Voltando ao trecho da Bíblia visto ontem:
“Maria, entretanto, permanecia junto à entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, abaixou-se, e olhou para dentro do túmulo, e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus fora posto, um à cabeceira e outro aos pés. Então, eles lhe perguntaram: Mulher, por que choras? Ela lhes respondeu: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. Tendo dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não reconheceu que era Jesus. Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, supondo ser ele o jardineiro, respondeu: Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: Raboni (que quer dizer Mestre)!” (João 20:11-16)
Reparou como ela estava olhando para o lado errado? Quantas e quantas vezes me concentrei na realidade natural sem considerar a realidade espiritual! E sempre Deus ficou sem poder me ter em “seus braços”, com uma benção na mão, que tanto pode ser uma pipoca doce ou algo infinitamente mais valioso!
O agricultor que trabalha com um arado tem que dirigir o animal ou trator na direção de um ponto de referência estabelecido, para evitar um ziguezague da vala com menor aproveitamento do terreno.
Da mesma forma, espiritualmente, nossa referência é Jesus:
“Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.” (Lucas 9:62)
Só para completar: depois a TXU-TXU veio ficar comigo. Ela é linda demais.

2 comentários:

  1. Caríssmo Xyko,

    Acredito que a visão tem vários níveis: o primeiro é o nível físico que a perceção com os olhos apenas, o segundo é o olhar no qual aprendemos enxergar sinais por trás do objeto, é a leitura das letras, das aparências, da estética, das interpretações e até do preconceito. O terceiro nível da visão é aquele em que ultrapassa as aparências, que vê e lê o todo.
    Por incrível que pareça, nesse nível de capacidade visual a própria visão nem é mais necessária. Inclusive a cegueira física parece até facilitar alcançá-lo.
    Veja as figuras simbólicas do sábio cego Tirésias, da cegueira de Édipo quando descobriu a "verdade", da cegueira de Saulo/Paulo, de Bartimeu...

    "Mestre, sabemos que és sincero e que não lisonjeias a ninguém, porque não olhas para as aparências dos homens, mas ensinas o caminho de Deus segundo a verdade." (Mc 12, 14)

    As lágrimas de tristeza de Madalena turvaram-lhe a visão humana e propiciaram a visão do Ressuscitado... os olhos humanos procuravam o corpo, os olhos da alma encontraram o Cristo...


    Paz,


    PS - Acho que vai precisar de muita pipoca para a "jovem graciosa" (Ana, cheia de graça e Júlia, a jovem) preferir você primeiro... o seu nariz é muito grande...

    ResponderExcluir
  2. Xyko, fiquei triste em saber que fui objeto de seu constrangimento. Um consolo, assim que ela viu a pipoquinha perdeu completamente o interesse por mim. Agora falando sério, peço a Deus que eu não perca o foco Nele, ou seja, que minha vida esteja sempre focada nos Seus mandamentos, na Sua misericórdia, no Seu amor pois sei que Ele cuida de mim em todo momento.
    Beijos, Rose.

    ResponderExcluir