quarta-feira, 24 de março de 2010

TODO AMOR POR TODO TEMPO

“Pedro, você me ama?”, perguntou Jesus. Você teria dificuldades para acreditar que Deus está sempre me perguntando isso? Pois Ele sempre faz isso. E muito mais do que 3 vezes. Devo ser mais “cabeça de pudim” do que Pedro.
Xyko, você me ama?
Tenho meditado nos seguintes versículos:
“Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.” (Mateus 22:36-40)
Registrou qual é o grande e primeiro mandamento?
Já pensou como seria se nós realmente amássemos a Deus?
Nessa “jornada” que tenho feito por esses versículos me apareceu mais esse:
“Se me amais, guardareis os meus mandamentos.” (João 14:15)
“Xyko, você me ama?”.

2 comentários:

  1. Chico,

    O Eterno, o Criador, o Amor, o Onipotente...
    Ele me pergunta se eu o amo, Deus que me ama apaixonadamente, pergunta se esse amor é recíproco!!!
    Estranho como a gente (eu, pelo menos) sempre o questiona, quer sempre ter a certeza de que Ele nos ama, mas não se detém
    em nossa resposta pessoal a este amor.
    O 'amar a Deus sobre todas as coisas' não pode ser obrigação, mandato e nem uma confissão externa. Não é assim com o amor, ninguém consegue amar o outro por imposição.
    Deus nos ama livremente e quer que livres O amemos também.
    Mas, concordo com você, Ele sempre nos perguntará, acho que mais por nós mesmos, para que brote em nós a resposta que arde em nossos corações:
    "Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo."
    Responder a esse amor vai exigir de nós entrega, renúncia, mudança... conversão.
    Livremente.
    Gosto muito da frase de D. Pedro Casaldáliga: 'O medo de amar é o medo ser livre'.
    Que Deus nos conceda a graça de nos livrar do medo de responder ao amor.

    Beijos

    Célia

    ResponderExcluir
  2. Caramba Xyko,

    Isso dá mesmo o que pensar...
    Fico pensando se Deus "precisa" que o amemos. Acredito que não, Ele é PERFEITO (feito até o fim, acabado) e não precisa de absolutamente nada, não é carente. Então porque Ele nos perguntaria se nós o amamos?
    De uma coisa eu tenho certeza: ELE ME AMA!
    Então a lógica só pode ser de que Ele nos chama para o Amor, exatamente por nos querer livres e felizes. O Amor nos liberta de tudo, a começar pelo medo, como lembrou a Célia.
    Deus nos ama e por isso nos chama (às vezes acho que é nossa consciência também...) para o Amor, pois Ele sabe que este é o único caminho para a realização e felicidade...
    Nós é que teimamos em não obedecer (ob-audire, ouvir com o coração, entender com o coração). Maria ouviu, não entendeu com a razão, mas "guardava todas as coisas no coração" e depois agia conforme a vontade de Deus...


    Paz,

    ResponderExcluir