“Pedro, você me ama?”, perguntou Jesus. Você teria dificuldades para acreditar que Deus está sempre me perguntando isso? Pois Ele sempre faz isso. E muito mais do que 3 vezes. Devo ser mais “cabeça de pudim” do que Pedro.
Xyko, você me ama?
Tenho meditado nos seguintes versículos:
“Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.” (Mateus 22:36-40)
Registrou qual é o grande e primeiro mandamento?
Já pensou como seria se nós realmente amássemos a Deus?
Nessa “jornada” que tenho feito por esses versículos me apareceu mais esse:
“Se me amais, guardareis os meus mandamentos.” (João 14:15)
“Xyko, você me ama?”.
Chico,
ResponderExcluirO Eterno, o Criador, o Amor, o Onipotente...
Ele me pergunta se eu o amo, Deus que me ama apaixonadamente, pergunta se esse amor é recíproco!!!
Estranho como a gente (eu, pelo menos) sempre o questiona, quer sempre ter a certeza de que Ele nos ama, mas não se detém
em nossa resposta pessoal a este amor.
O 'amar a Deus sobre todas as coisas' não pode ser obrigação, mandato e nem uma confissão externa. Não é assim com o amor, ninguém consegue amar o outro por imposição.
Deus nos ama livremente e quer que livres O amemos também.
Mas, concordo com você, Ele sempre nos perguntará, acho que mais por nós mesmos, para que brote em nós a resposta que arde em nossos corações:
"Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo."
Responder a esse amor vai exigir de nós entrega, renúncia, mudança... conversão.
Livremente.
Gosto muito da frase de D. Pedro Casaldáliga: 'O medo de amar é o medo ser livre'.
Que Deus nos conceda a graça de nos livrar do medo de responder ao amor.
Beijos
Célia
Caramba Xyko,
ResponderExcluirIsso dá mesmo o que pensar...
Fico pensando se Deus "precisa" que o amemos. Acredito que não, Ele é PERFEITO (feito até o fim, acabado) e não precisa de absolutamente nada, não é carente. Então porque Ele nos perguntaria se nós o amamos?
De uma coisa eu tenho certeza: ELE ME AMA!
Então a lógica só pode ser de que Ele nos chama para o Amor, exatamente por nos querer livres e felizes. O Amor nos liberta de tudo, a começar pelo medo, como lembrou a Célia.
Deus nos ama e por isso nos chama (às vezes acho que é nossa consciência também...) para o Amor, pois Ele sabe que este é o único caminho para a realização e felicidade...
Nós é que teimamos em não obedecer (ob-audire, ouvir com o coração, entender com o coração). Maria ouviu, não entendeu com a razão, mas "guardava todas as coisas no coração" e depois agia conforme a vontade de Deus...
Paz,