segunda-feira, 3 de maio de 2010

DEUS É DEUS

Isso aconteceu já faz um bom tempo. Quando entrei na UTI Pediátrica do HC-UNICAMP para uma visita de rotina, uma médica me chamou de lado e pediu que eu conversasse com um casal cujo filho de menos de um ano estava ali internado. A médica me explicou que o menino tinha menos de 5% de chance de sobrevivência. Ela já tentara explicar (com termos técnicos!) mas eles, os pais (que eram trabalhadores rurais) não conseguiam entender. Como eles eram evangélicos, a residente solicitou minha ajuda. E lá fui eu.
Bem delicadamente lhes expliquei a situação, eles entenderam, mas a mãe me garantiu que o filho sobreviveria pois Deus assim lhe dissera. É não é que o menino foi curado miraculosamente! Aquela mesma médica me disse isso quando a criança teve alta, curada. Ela me garantiu que algo sobrenatural aconteceu no corpo do menino.
Mas o que eu quero lhes dizer é que esse foi o único, repito com letras maiúsculas, o ÚNICO caso de cura miraculosa que vi acontecer em 13 anos de trabalhos ali no HC. Isso me fez lembrar de João 5, quando uma multidão se reunia em volta de um tanque na esperança de cura. Jesus só curou UM!
Se não me engano foi São Francisco que disse que devemos deixar Deus ser Deus.
Veja esse versículo:
“Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão.” (Romanos 9:15)
Deus tem obrigação de curar todo mundo? Só se a cura for o melhor para todo mundo e para cada um. Muitas vezes Deus usa a doença para nos curar de males maiores, tais como livrar da auto-dependência, da impaciência, ou para desenvolver mais a prática da oração, tudo isso tanto do paciente quanto de todos que o cercam. Esse tipo de cura miraculosa eu vejo sempre.

2 comentários:

  1. li uma vez que Deus às vezes cura, e ás vezes não cura...e nunca se dá ao trabalho de explicar porquê. Creio que algumas coisas só serão esclarecidas na eternidade. Enquanto estamos por aqui, só nos resta aceitá-las, confiando que Deus tem sempre o melhor pra nós.

    ResponderExcluir
  2. Nossa cura definitiva só virá quando transcendermos nossa existência material com a morte e a ressureição... todas as outras curas, mesmo as miraculosas são transitórias.
    Até aqueles que Jesus "ressuscitou", como Lázaro e o filho da viúva, morreram após algum tempo. Jesus na verdade os reanimou, deu-lhes mais um tempo de participação neste grande fenômeno que chamamos de vida.
    Por outro lado, existe uma coerência impressionante nesse fenômeno da vida (vida como um todo, não apenas cada vida em particular), só não enxerga quem não quer. Qualquer cientista honesto que pára para pensar sem preconceitos vai concordar que não existe "acaso".
    Não há possibilidade, científica inclusive, para afirmar que a vida acontece sem um sentido, à mercê das leis das probabilidades cegas...
    Existe uma ordem incontestável na natureza e não dá para não aceitar uma inteligência maior a qual chamamos de Deus...
    Quando juntamos esses dois conceitos dá para entender um pouquinho melhor a frase "deixar Deus ser Deus".
    Devemos acreditar realmente que "tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus..."


    Paz,

    ResponderExcluir