segunda-feira, 10 de maio de 2010

INCONCEBÍVEL DEUS

Tenho em mãos uma pepita de ouro que garimpei em um dos livros de Brian McLaren. Trata-se do pensamento de que ninguém, ao orar, o faz ao Deus verdadeiro. Por que isso? É por que nenhum de nós tem condições de conhecermos totalmente a Deus como Ele é.
“Nós não podemos entender as coisas maravilhosas que ele faz, e os seus milagres não têm fim.” (Jó 5:9 NTLH)
“Como são grandes as riquezas de Deus! Como são profundos o seu conhecimento e a sua sabedoria! Quem pode explicar as suas decisões? Quem pode entender os seus planos? Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é capaz de lhe dar conselhos? Quem já deu alguma coisa a Deus para receber dele algum pagamento?” Pois todas as coisas foram criadas por ele, e tudo existe por meio dele e para ele. Glória a Deus para sempre! Amém!” (Romanos 11:33-36 NTLH)
Nós oramos à “idéia” que cada um tem de como Ele é! Deus é grandioso demais para que o entendamos por nós mesmos, e temos que fazê-lo por meio de Sua auto-revelação.
Observe esse trecho escrito por um rabino:
“A Bíblia usa muitas metáforas para Deus. Ele é o mestre e nós somos seus servos. Ele é o rei e nós somos seus súditos. Ele é pai e nós somos seus filhos. Mas, para os profetas, a maior metáfora é o casamento. Deus é o marido e o povo de Israel, sua esposa. Oséias coloca isso na famosa passagem que os homens judeus recitam todos os dias da semana, ao colocarem seus filactérios (tefilins): “Eu me casarei com você para sempre; Eu me casarei com você com justiça e retidão e justiça, com amor e compaixão. Eu me casarei com você com fidelidade, E você reconhecerá o Senhor”. (Oséias 2.19-20) O que essa passagem nos diz sobre o homem e a humanidade? Ela sugere que a maior descoberta da Bíblia hebraica não é o monoteísmo, o conceito de um Deus único, mas sim a idéia de um Deus pessoal e que no núcleo da realidade há algo que responde à nossa existência”. (rabino Jonathan Sacks)
Um Deus pessoal! Eu creio nisso. Mas ... como não me sensibilizar com o fato de que esse maravilhoso e naturalmente inalcançável Deus permite que eu me dirija a Ele?
“Segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor, pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele.” (Efésios 3:11-12)
É MARAVILHOSO!

4 comentários:

  1. Oi, Chico, pelo que estou percebendo, vc tem apreciado a leitura de alguns autores considerados pouco ortodoxos por aqueles que se julgam defensores da "sã doutrina". Ultimamente, ando apaixonada pelos textos dos rabinos... Quantas coisas boas temos perdido por medo de nos deixarmos influenciar por esse tipo de literatura...

    ResponderExcluir
  2. realmente Deus é um Deus pessoal, e "sempre Fiel".Ciça.

    ResponderExcluir
  3. Olá Xyco,

    Sinto-me como uma criança ansiosa para falar com sua mãe, pedi conselhos e orientações do que fazer.

    Estou de mãos atadas sobre um problema que tenho há muitos anos. Nos ultimos tempos parecia que as coisas iriam melhorar mas tenho sofrido muito ainda. Eu gostaria de receber um milágre!
    Sinto-me egoísta por achar que tenho um grande problema, pois sei que muitas pessoas sofrem com problemas de saúde e outros bem cruéis. Mas para mim meu problema é muito grande, e o mais engraçado é que ele sendo resolvido não afetaria ninguém, seria bom para mim e não mudaria nada na vida de ninguém, não prejudicaria ninguém. Não entendo porque não consigo receber essa benção, milágre! Gostaria tanto de ouvir de Deus o que tenho que fazer, ou mesmo se ele dissesse que teria que conviver com isso. Queria saber ao menos o caminho a que devo seguir.
    Me sinto tão distante de Deus, por mais que eu acredite e confie Nele, sinto que não sei falar com ele, e que ainda não recebi esse milágre por não ter sabido pedir.

    Viviane
    25 anos

    ResponderExcluir
  4. Cao Xyko,

    Acredito que Deus só se torna "pessoal", acessível para nós seres humanos definidos por critérios de tempo e espaço, na figura de Jesus Cristo. Ele personaliza, dá um rosto a Deus... só Ele dá sentido à criação, vivendo o Amor e enviando o Espírito.
    Os judeus até hoje esperam sua vinda...


    Paz,

    ResponderExcluir