quinta-feira, 13 de maio de 2010

MINHA PRIMEIRA BÍBLIA

Tive que juntar dinheiro para comprar minha primeira Bíblia. E ainda tive que contar com uma amiga que me deu a diferença que faltava, de presente. Até comprá-la eu só tinha um exemplar do Novo Testamento, daqueles de cor cinza distribuídos pelos Gideões, e era só o NT mesmo, não tinha Salmos e Provérbios como alguns teem. Foi um projeto demorado o adquirir aquela Bíblia, e seria ainda mais se não fosse essa amiga.
Toda semana eu ia à livraria cristã e “namorava” aquele tesouro. Era um modelo que vinha com uma pequena chave-bíblica e um bem conciso dicionário dos principais termos das Sagradas Escrituras. A versão era a complicada “Corrigida”, mas eu “naveguei” muito por aquelas páginas. Que dia feliz foi aquele em que pude finalmente comprá-la!
As Bíblias eram muito caras naquela época. Lembro-me que havia no Largo do Rosário, aqui em Campinas, um engraxate que cuidava dos meus sapatos, o qual mantinha dentro da sua “caixa de engraxate” a sua Bíblia: um volume bem gasto pelo uso, capa feita por ele mesmo com pano, toda suja de graxa. Não tinha como aquele cristão comprar uma nova, pois sua profissão estava começando a desaparecer. E ele tinha muito respeito por aquele Livro Sagrado. Sei disso porque ele mesmo me disse isso, mostrando o seguinte trecho:
“A palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.” (Hebreus 4:12-13)
São raros os dias nos quais não leio a Bíblia. Tenho muito prazer nisso. E você?

Um comentário:

  1. Creio que tem que haver primeiro uma conversão interna para podermos nos aproximar dignamente da Bíblia.
    Qua Deus nos dê DISCERNIMENTO e HUMILDADE para nos colocarmos perante Sua Palavra...


    Paz,

    ResponderExcluir