sexta-feira, 28 de maio de 2010

PAPAI SABE TUDO

Por onde será que ela anda? Quando trabalhava e morava em casa, a Clarice tinha 14 anos, mas era ingênua de tudo. A mãe era prostituta e a irmã gêmea já enveredara pelo mesmo caminho; para não acontecer o mesmo com ela, essa menina, a Clarice, veio ocupar o quartinho lá do fundo do nosso apartamento. Na época eu devia ter uns 20 e poucos anos.
Todo dia, depois do café da manhã, ainda na mesa da cozinha, eu fazia estudo bíblico e orava com ela. Certo dia, no fim da tarde, minha mãe me perguntou o que é que eu havia estudado com a Clarice pela manhã. Respondi que foi sobre a onisciência de Deus, e perguntei a razão dessa pergunta. “É porque ela agora quer tomar banho de roupa, pois afirma que Deus enxerga através das paredes e ela não quer ficar pelada na frente d'Ele”. Fui conversar com a menina. Quando inadvertidamente falei que Deus também enxerga através das roupas, a coitadinha se encolheu toda e ficou vermelha. Deu o que fazer convencê-la de que, já que foi Ele que nos criou, a nossa nudez diante de Deus não era problema.
Um Deus que tudo vê! Quem dera eu tivesse mais constantemente essa verdade na minha mente!
“O além e o abismo estão descobertos perante o SENHOR; quanto mais o coração dos filhos dos homens!” (Provérbios 15:11)
Nosso Deus vê nossas ações e atitudes, lê todos os nossos pensamentos, sabe todos os nossos sentimentos e conhece cada uma das nossas vontades.
Quando perguntei para a Denise, minha mulher, o que ela sente quando se conscientiza desse atributo de Deus, ela afirmou que aumenta ainda mais a admiração que sente por Ele. Deus vê sempre tudo, de todos e de cada um!
O que eu sinto ao pensar nisso é temor. Ele sabe o que sou, mas eu sei quem Ele é, e O respeito confiando em Seu infinito amor.
Deus está olhando para mim agora.
Deus está olhando para você agora.

4 comentários:

  1. Á vezes o fato de saber que Deus sabe até o que penso , isso me dá um certo temor, mas por um lado é muito bom , pois, as vezes nem precisamos pedir e Ele nos abençoa.Ciça.

    ResponderExcluir
  2. Caro Xyko,

    Confesso que acho esse termo "temor" de Deus um tanto inapropriado. Tudo bem, vem de uma tradição antiquíssima, de uma relação vétero-testamentária com Deus, mas creio que não se justifica mais em nossos dias.
    Temor (lat. timere) significa ter medo, hesitar, e acredito que essa não deva ser nossa relação para com Deus.
    Naturalmente nossa relação com o Absoluto, o Todo-Poderoso, inspira medo e temor, mas Jesus veio à terra para nos mostrar a verdadeira face de Deus (o que era impensável no A.T.) e o chamou de "Abba", que quer dizer "paizinho bondoso, paizinho misericordioso e amoroso", depois disso, não há mais lugar para medo. Essa mudança está simbolizada no lava-pés que refletimos recentemente neste blog...
    Caramba, que relação ruim a Clarice tinha com seu corpo e sua sexualidade, além de uma relação pior ainda com "deus", a ponto de não se reconhecer criatura integralmente criada e amada por Ele e se envergonhar de sua nudez aos seus olhos oniscientes... que coisa triste.
    Temor nós temos do castigo e Deus é misericórdia absoluta e não deve nem quer ser temido...
    Acredito que é esse medo, esse "temor" que nos torna vulneráveis e manipuláveis nas mãos de líderes com intenções desumanizadoras. Essa nossa consciência inocente de nossa condição humana imperfeita e o "medo" do castigo por um "deus" cruel, criado para servir os poderosos, isso é o substrato verdadeiro daquilo que chamamos de PEDOFILIA...
    Desculpe o desabafo...


    Paz,

    ResponderExcluir
  3. Venâncio, temor, visto teologicamente, é "confiar reverentemente". Através de Jesus nós podemos nos colocar diante de Deus com absoluta confiança em seu amor e misericórdia, mas não devemos nunca nos esquecer de reverenciá-Lo como deve ser. Isso me faz lembrar da famosa foto do filho de J. F. Kennedy brincando em baixo da escrivaninha do pai, então presidente dos EEUU, em pleno Salão Oval da Casabranca.
    Abraço, Xyko.

    ResponderExcluir
  4. Caro Xyko,

    Fica claro quando você esclarece o conceito, mas ele não é tão claro assim, ele precisa ser explicado...
    Acredito que seu mau entendimento é quase que certo (e o mau uso também e isso é que me deixa indignado), por isso talvez seja melhor dizer logo "confiar" em Deus do que "temer" a Deus... em Isaias 11 o dom do temor a Deus vem apresentado junto com o julgamento...
    O próprio Espírito Santo, o Paráclito (aquele que fica ao lado, o defensor, o mediador, o consolador) veio no N.T. para acabar com qualquer tipo de medo.
    Mesmo a mais profunda reverência (respeito profundo, acatamento, consideração) não necessita de "temor"...
    "No amor não há temor. Antes o perfeito amor lança fora o temor, porque o temor envolve castigo e quem teme não é perfeito no amor." (I Jo 4, 18)
    Acho que vale a pena aperfeiçoar nosso modo de falar,

    Paz,

    ResponderExcluir