sexta-feira, 14 de maio de 2010

UM CORAÇÃO MISERICORDIOSO

A Cíntia, minha filha, me fez uma pergunta à qual a primeira resposta que dei foi errada. Ela perguntou se precisamos pedir para Deus ter misericórdia de nós, já que Ele é misericordioso. Tirando o fato de que podemos (e devemos) pedir tudo a Deus, disse-lhe que não precisa, que Deus sempre é misericordioso. Mas depois, pensando sobre isso, me lembrei do seguinte trecho da Bíblia:
“Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão.” (Romanos 9:15)
O que é misericórdia? Basicamente é ter um coração (“córdia”) voltado para quem tem necessidade de tudo, aquele que é “miserável”, que vive na miséria, tanto física, material, emocional ou espiritual.
A Célia me lembrou que misericórdia é perdão recebido unicamente por bondade, é graça.
Essa é a essência de Deus!
É claro que eu reconheço que Deus tem todo o direito de fazer o que quiser, mas Ele é amor, graça e misericórdia. O que nos confunde muitas vezes é que esquecemos que o perdão não anula a justiça. Tanto é que Jesus morreu na cruz em nosso lugar para satisfazer a Justiça de Deus.
Depois de refletir sobre isso tudo, concluí que Deus tem sido extremamente misericordioso comigo. Mas ... e eu para com os outros?
“Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.” (Mateus 5:7)
“Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo.” (Tiago 2:13)

2 comentários:

  1. Caríssimo,

    Acredito sinceramente que Deus é só misericórdia, só Amor, só perdão...
    Justiça, no fundo, é uma forma humana de tentar equilibrar as coisas neste mundo em que vivemos. Aquilo que não concordamos, acontecimentos e atitudes que para nós são consideradas injustas, nós projetamos em Deus uma resolução "justa" (mesmo porque se Deus não agir como achamos que deve ser, continuamos considerando "injustiça").
    Não acredito que Deus atue com essa lógica. No meu esforço de entendê-Lo, eu o moldo naquela figura que eu acho que deve ser a melhor, mas que ainda é uma representação de Deus feita por mim (não foi isso que refletimos em "Deus Inconcebível" de 10 de maio).
    Acredito sim que o verdadeiro Perdão supera de longe a justiça, essa deve ser a lógica de Deus. Já a nossa...

    Lembrei-me da parábola dos trabalhadores da última hora, que para o nosso olhar humano parece bastante injusta...



    Paz,

    ResponderExcluir
  2. Deus é muito misericordioso, e tem usado de muita misericórdia para comigo, só não sei se eu tenho sido misericordiosa para com os outros, ciça.

    ResponderExcluir