quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ENSINAR E APRENDER

Já tive alguns professores que me faziam ter vontade de ser como eles são, na didática, na profundidade do conhecimento e principalmente, na vida que teem com Deus. Com esses eu APRENDI.
Por outro lado, algumas aulas que dei não foram boas. Não constatei o ministrar do Espírito Santo fluir livremente. Não houve aprendizagem por minha falha.
Se o aluno não aprendeu não houve ensino.
A responsabilidade da aprendizagem é só do professor.
Note esses 3 versículos:
“Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para os cumprirdes, para que vivais, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR, Deus de vossos pais, vos dá.” (Deuteronômio 4:1)
“Chamou Moisés a todo o Israel e disse-lhe: Ouvi, ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos, para que os aprendais e cuideis em os cumprirdes.” (Deuteronômio 5:1)
“Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR, teu Deus, se te ensinassem, para que os cumprisses na terra a que passas para a possuir;” (Deuteronômio 6:1)
A palavra “ensino” no primeiro versículo, a palavra “aprendais” no segundo, e no terceiro “ensinassem”, no hebraico é a mesma. Aprender e ensinar é uma coisa só. São ações conjuntas e concomitantes.
Se prestarmos bem atenção, faz sentido, pois se o aluno não aprendeu, o professor não ensinou nada.
E por fim, o mais relevante, no meu ponto de vista:
A importância de o professor viver o que ensina:“Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina; porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.” (Mateus 7:28-29)

Um comentário:

  1. Gordo seus estudos sempre são muito bons, e você consegue passar o que aprendeu, vc tem didática, conteudo, etc... e consegue prender a atenção dos alunos!!!
    Adoro sua maeira de ensinar!!!Ciça.

    ResponderExcluir