sexta-feira, 15 de outubro de 2010

MESTRADO

Há, ou havia, não sei, uma coleção de livros intitulada Primeiros Passos. Todos os títulos de cada volume começam com “O que é ...” e depois o assunto, como por exemplo “Suicídio”, “Igreja”, “Medicina Alternativa” (esses foram alguns dos que li). Tais livros, nos Estados Unidos, foram lançados visando os alunos do curso equivalente ao nosso “Ensino Médio”, que na época em que eu estudava era “Colegial”. Só que aqui no Brasil tal literatura acabou sendo usada por estudantes universitários! Isso demonstra a defasagem que há no nosso sistema educacional. Daí é que talvez venha esse “fenômeno” o qual observamos em nosso meio, que é a grande procura por diploma de mestrado.
Jesus Cristo, sem uma educação formal junto aos “rabis” do seu tempo, sabia e reconhecia que era um “mestre”:
“Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou.” (João 13:13)
Um livro que foi fundamental na minha formação foi “A PEDAGOGIA DE JESUS”, de J. M. Price. Entre inúmeras outras coisas aprendi qual era o público alvo de Jesus.
Ele ensinava às multidões:
“De novo, saiu Jesus para junto do mar, e toda a multidão vinha ao seu encontro, e ele os ensinava.” (Marcos 2:13)
Ele ensinava a grupos restritos:
“Então, Jesus e os seus discípulos partiram para as aldeias de Cesaréia de Filipe; e, no caminho, perguntou-lhes: Quem dizem os homens que sou eu? E responderam: João Batista; outros: Elias; mas outros: Algum dos profetas. Então, lhes perguntou: Mas vós, quem dizeis que eu sou? Respondendo, Pedro lhe disse: Tu és o Cristo. Advertiu-os Jesus de que a ninguém dissessem tal coisa a seu respeito. Então, começou ele a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do Homem sofresse muitas coisas, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas, fosse morto e que, depois de três dias, ressuscitasse.” (Marcos 8:27-31)
E Ele ensinava individualmente:
“Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos.” (Lucas 10:38-39)
Que privilégio ser ensinado pelo próprio Cristo!
PARA REFLETIR:
“Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos.” (Mateus 23:8)
Mestre, aqui, é Rabi, um título.
“Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo.” (Tiago 3:1)
Já aqui é “didáskalos”, professor.

2 comentários:

  1. Maria, a mãe de Jesus, com certeza teve uma participação fundamental na formação de Jesus.
    Abraço, Francisco dos Santos.

    ResponderExcluir
  2. Jesus foi o Mestre dos Mestres, quem dera aprender direto com Ele. Ciça.

    ResponderExcluir