sábado, 14 de maio de 2011

DAR A VIDA MAS VIVO

No começo da minha vida cristã uma ilustração me impressionou bastante. Um pai chega para um garoto de 5 anos e explica, numa linguagem que o menino possa entender, que a irmã do mesmo precisa de uma transfusão de sangue e só o sangue do garoto é compatível. Depois de ouvir toda a explicação, o menino concorda em ser o doador, se dispõe e vai. Quando termina a coleta, a enfermeira tira a agulha do braço do guri e diz que acabou e, diante disso, o menino espantado pergunta: “Como acabou? Eu não ia morrer?”.
Isso ilustra muito bem o que está no seguinte versículo da Bíblia:
“Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.” (1 João 3:16)
Eis uma questão crucial: o que é dar a vida por alguém?
Certa vez a enfermaria de pediatria do HC-UNICAMP, de repente ficou cheia de policiais muito bem armados. Eles estavam escoltando um presidiário, traficante de drogas muito perigoso, o qual havia conseguido do juiz uma autorização para ver o filho que estava desenganado na UTI. Quando eles chegaram, uma funcionária do hospital colocou algumas crianças que brincavam por ali, atrás de mim. Se houvesse alguma confusão eu serviria de escudo. Lembro-me de, na ocasião, ter pensado que é relativamente fácil darmos a nossa vida biológica por uma criança. Se percebermos que um inocente corre perigo, quase sem pensar nos arriscamos para protegê-lo. Difícil é darmos a nossa razão de viver! Podemos, e devemos dar a vida pelo outro e ainda continuar a viver. É a história de algumas crianças que deixam de estudar para tomar conta dos irmãos menores, ou de uma jovem que não se casa para cuidar dos pais já velhinhos, e muitos outros exemplos.
E, por fim, quem seriam os irmãos pelos quais devemos dar a vida? Nós, evangélicos, temos o mau hábito de só considerarmos como “irmãos” apenas aqueles que se converteram e que frequentam a nossa Igreja. Mas para João, o Evangelista, irmão é todo ser humano. Mesmo os ruins. Até aquele traficante que foi lá no hospital. Nós devemos amá-los. Sim, esse que você pensou também.
“Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Romanos 5:8)
Você conhece o verdadeiro amor?
PARA REFLETIR:
“O próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Marcos 10:45)

Nenhum comentário:

Postar um comentário