quinta-feira, 19 de maio de 2011

PROFUNDEZAS DA ALMA

Certa feita nós, lá da Capelania do HC-UNICAMP, recebemos um convite para a celebração de ordenação a padre de um seminarista amigo nosso. Nesse convite esta escrito o seguinte versículo da Bíblia:
“Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar.” (Lucas 5:4)
Jesus dá instruções a Pedro que, seguidas, lhe proporcionaria uma pesca fantástica.
Na versão usada pelo nosso amigo naquele convite, a expressão “Faze-te ao largo” foi traduzida por “Vá para águas mais profundas”. Não acredito que esse verso queira dizer mais do que diz literalmente, mas confesso que me inspirou a pensar em um trabalho para Deus mais ousado, aventurando-me a obras mais complexas. E por que não dizer, acima do medíocre (medíocre quer dizer “na metade da montanha”, de onde não se descortina a vista lá do cume).
A princípio pensei que “águas profundas” seriam trabalhos com presidiários, com moradores de rua, prostitutas, viciados, hospitais e por aí vai. O importante seria sair da segurança da praia, ou do porto. Barcos foram feitos para navegar.
Mas em todos esses trabalhos, há mais profundidades a serem alcançadas. São as profundezas da alma. Quando buscamos as pessoas para em amor lhes ministrarmos as coisas concernentes a Deus, devemos sair de nós mesmos para mergulharmos fundo nos problemas, dramas e aflições do próximo. Isso tem riscos, compromete-nos e nos expõe muitas vezes nossa insuficiência.
Mas, que pesca fantástica pode resultar daí!
PARA REFLETIR:
“Como águas profundas, são os propósitos do coração do homem, mas o homem de inteligência sabe descobri-los.” (Provérbios 20:5)

Um comentário:

  1. Eu gostaria de que como aguas profundas conhecer a alma das pessoas, e poder ajudalas.
    Mas nem nossa alma somo capaz de entender...
    Cintia

    ResponderExcluir