sexta-feira, 27 de maio de 2011

É COMPLEXO NÃO TER COMPLEXO

Eu tinha na sala do apartamento onde moro um porta-retrato com uma fotografia de quando eu era menino. Ali eu devo ter uns 6 ou 7 anos. Estou na praia lá de Santos, cidade onde nasci, com meus dois irmãos.
Estou sentado no carrinho que usava antes de ter minha primeira cadeira de rodas. Nós 3 estamos sem camisa e só de calção de banho.
Esses detalhes podem parecer dispensáveis, mas o assunto que vamos abordar é mais complexo do que a foto pode revelar, por essa razão é que cada detalhe tem sua importância.
Minha mãe me ensinou a não ter complexo por ser paralítico. Por algumas outras pessoas, amigos e até parentes, eu viveria sem sair de casa, e dependendo da ocasião, por eles, quando recebêssemos visitas, nem do quarto eu deveria sair.
Ela, a minha mãe, sempre me tratou da mesma forma que tratava meus irmãos.
Eu usava shorts, apesar de um parente chegado achar que minhas pernas deveriam ficar cobertas para esconder as seqüelas da poliomielite e também as cicatrizes das cirurgias às quais me submeti.
Quando merecia ser disciplinado eu apanhava, apesar de a minha avó declarar que só os outros dois deveriam ser castigados.
Como meus irmãos, eu ia à praia (tem a foto para você ver), passeava, estudava, tinha responsabilidades e convivia naturalmente com todo mundo. Eu era (e sou) como todas as pessoas, só que com limites de locomoção.
No momento em que “me vi assim”, quando me conscientizei da minha realidade, resolvi ser como os outros e superar de algumas formas meus limites. E foi assim que fiz.
Quando Jesus Cristo viu um homem paralítico que desceu do telhado para estar bem na frente d’Ele, disse primeiramente que os seus pecados estavam perdoados. E Jesus o fez assim porque o maior problema daquele homem era espiritual. Problema espiritual é toda e qualquer coisa que nos separa de Deus. Só depois de isso resolvido é que o Senhor tratou do seu problema físico, curando-o.
Me lembro direitinho do dia em que percebi que o meu maior problema era espiritual. Uma limitação que por meios humanos não pode ser superada. Graças a Deus pela cruz. Só Cristo podia fazê-lo por mim. E foi assim que Ele o fez.
Não é maravilhoso? Aquilo que não posso fazer, Deus o faz!
Você é igual aos outros. E você é igual a mim.
Quais são seus limites?
Qual seu maior problema?

3 comentários:

  1. Meu caro amigo Xyko,

    Acredito ser um privilégio poder acompanhar essas reflexões que você nos apresenta praticamente todos os dias, com autoridade e fundamentação não só teórica, mas também prática, ilustradas com as experiências de sua própria vida que você compartilha conosco.
    A palavra perfeito (lat. perfectum - per, ao longo de, fectum, feito, realizado) sugere alguma coisa terminada, realizada integralmente, do começo ao fim, ao longo de um processo...
    Quando construimos uma casa conforme um projeto e ela fica do jeitinho que queríamos, aí podemos dizer que ela ficou perfeita, só no fim.
    Ora, o ser humano é um projeto inacabado, está sempre em processo de "a-perfei-çoamento" e convive o tempo todo com sua condição humana falível.
    Portanto, qualquer reflexão honesta deve demonstrar que não há ser humano perfeito. Perfeição não é atributo humano. Se pensarmos bem, o próprio Jesus terminou sua missão neste mundo, completou seu caminho, "perfez" a vontade do Pai, quando disse do alto da cruz que tudo estava consumado...
    Está correto, portanto o ditado "perfeito só Deus".
    Os teólogos dizem que é a "perfectibilidade" (ou seja, a possibilidade de alcançar a perfeição) que caracteriza o ser humano. Mas essa perfeição só se completa na transcendência após a morte...
    Assim, arrogar perfeição neste mundo é hipocrisia e farisaísmo (como na parábola do fariseu e do cobrador de impostos).
    Mas, meu estimado amigo, fique certo que é na coerência e autenticidade daquele menino narigudinho sentado no carrinho ao lado dos irmãos na foto (que todos diziam que ia viver só trinta anos), que está certamente o segredo do sucesso deste blog, que é espelho da sua própria vida e que realmente dá o que pensar... e todos nós sabemos que pensar não é fácil, dá trabalho, cansa... mas é o que faz de nós humanos afinal.
    No fundo, isso é que é COMPLEXO.


    Muita Paz, caríssimo

    ResponderExcluir
  2. Muito bom.Acho que meu maior problema e ser cabeca dura rsrsr.Mas estou tentando mudar e por causa desse problema afeta e muito no Espiritual.Cintia

    ResponderExcluir
  3. Xyko,

    Ainda preciso aprender a entregar TUDO nas mãos do Senhor. Sempre quero dar um jeitinho! Jesus, me ajuda!
    P.S: Tava muito bonitinho na foto! Risos.

    Flávia

    ResponderExcluir