segunda-feira, 18 de agosto de 2008

ARQUITETURA DOS RELACIONAMENTOS

Se nós repararmos bem, "a gente" não se fala mais.
Antigamente as casas tinham varandas enormes onde as famílias se reuniam para conversar e estar juntos. Havia também a sala de visitas, hoje substituída por uma edícula com churrasqueira, só usada quando há visitas. A cozinha também servia para a família conviver, já que as mesmas (cozinha e família) eram grandes. A cozinha era aconchegante e todos comiam as refeições juntos ali.
Já não há mais varandas nem sala de visitas. Há a sala de televisão, que tende a desaparecer, pois os aparelhos de TV estão indo para os quartos. Cada um tem que ter o seu. Dá para calcular o prejuízo que essa mudança nos hábitos causa nos relacionamentos interpessoais.
Vejamos os casados, por exemplo: os poucos momentos de intimidade física, emocional e de conversas no quarto, pode ser atrapalhado porque acabou a propaganda e recomeçou o programa ou a novela. Isso sem falar nos filhos que pegaram o prato de comida na pequena cozinha e foram comer cada um no seu quarto, na frente da TV ou do computador. Logo, logo os pais vão desejar boa noite para os filhos por e-mail.
Com isso nós não sabemos mais conversar. É possível perceber isso lá no HC-UNICAMP, onde fazemos o trabalho de Capelania hospitalar. As pessoas que cercam o paciente, seja da equipe de saúde, ou parentes, amigos ou quaisquer outros, não sabem exatamente o que falar para aquele que padece, e muito menos ouvi-lo! Parece que existem paredes de alvenaria que os rodeiam, e quando percebem que elas não existem, constroem "muros" de outro tipo, tais como "Tenho que sair para telefonar", lugares-comuns, representações quase que teatrais ou mesmo um sumiço como por mágica!!!!
Note: às vezes, ou quase sempre, aquela é a hora em que a pessoa mais precisa conversar!
Se nós não sabemos mais nos relacionar uns com os outros, também não o sabemos com Deus! Esse princípio está bem colocado no seguinte versículo:
Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê (1 João 4:20 RA).
Isso é coisa séria!
Gostaria de conversar sobre isso com vocês. Mesmo que seja pela INTERNET.

4 comentários:

  1. OI, infelizmente essa é uma realidade muito ruim mesmo q vemos hj, acredito q é por isso q essa geração está assim!
    Hj tudo é normal, os principios quase não existem mais, as pessoas só querem saber de ganhar dinheiro e ser e nem se importam no que estão fazendo pra ser!Axo q o dialogo na familia é o principio de tudo!
    Abs, Fran!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom ter você como leitora do nosso Blog. E continue com os comentários, suas idéias são valiosas.
    Abraço, Xyko.

    ResponderExcluir
  3. Isso é muito triste!As famílias estão se afastando nos dias em que mais precisam estar unidas!estão deixando de lado momentos que proporcionam felicidade,amor,fraternidade.Estão trocando esta essência por uma grande ilusão!


    obs. irmão da Fran !

    ResponderExcluir
  4. A Paz Xyko!
    Conversar mais o quê?
    VocÊ falou tudo! Agora é a hora da gente pensar e rever os nossos hábitos.....
    Sabe, antigamente eu ouvia muito isto no fim do ano, no começo do novo ano as pessoas faziam listas do que queria mudar e o que tinha sido bom ou não...Ou pelo menos nas datas de aniversário. Hoje não dá mais tempo de nada. E tudo vai passando atropeladamente...
    Quem são os atropelados na verdade? Nós mesmo!
    É tão importante a gente dar uma distância das coisas para poder ver o que está errado. Nossa amiga Célia falou uma coisa pra se lembrar: Qdo estamos perto da mesa não notamos que a toalha está torta. É preciso dar uma distância" É isto mesmo. E dar a distância neste caso, é desligar os aparelhos das tomadas e pensar um pouco! Pensar em SILÊNCIO! Depois pensar em grupo, em família! Dar distância do que o mundo nos diz ser importante e essencial, MAS que nos deixa tão tortos. Daí rever o que é realmente da nossa essência!
    Acho que é isto!
    Vou pensar um pouco.
    Deus o abençoe meu amigo!
    Doce beijo.
    Ana Paula

    ResponderExcluir