sexta-feira, 22 de agosto de 2008

BUSCAR E PARAR

Há uma música evangélica que diz que Deus está no silêncio. Isso é verdade.
Já escrevi e ensinei em diversas ocasiões que primeiro devemos calar as “vozes exteriores” (pessoas, TV, aparelho de som, computador, etc ...), depois precisamos calar as “vozes interiores” (preciso comprar ovos, tenho que telefonar para fulano, tenho reunião daqui a pouco, etc ...).
Mas agora aprendi que o silêncio espiritual é um passo a mais, uma experiência sobrenatural, de se ouvir a Deus. Para termos isso precisamos buscar a Deus, e buscar, nesse sentido, não é fazer coisas tais como ler a Bíblia, ir ao culto, ou outras atividades. Buscar a Deus é parar. Parar e deixar Deus falar.
Uma observação se faz necessária quanto a esse negócio de Deus falar conosco. Não estou me referindo ao que alguém bem definiu como “profetada” (algo parecido com o rapaz dizer a uma moça que Deus disse para ela se casar com ele!).
O que estou dizendo tem que ter dois critérios: primeiro, o que Deus fala é através das Escrituras, ou nos trazendo à mente um princípio bíblico a ser vivido, ou o entendimento de um trecho da Bíblia, ou uma palavra de conforto, e outras coisas assim. E em segundo, a mensagem é estritamente pessoal, não se aplica a outras pessoas.
“Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” (Mateus 6:6)

4 comentários:

  1. Olá pastor Xico, foi um prazer conhece-lo hoje.
    Gostei muito do blog, os textos são muito edificantes.

    Parar para ouvir Deus é muito importante mas também dificil. Porém, depois da orientação dEle nos sentimos seguros e damos mais frutos.
    abração

    ResponderExcluir
  2. Xyco,
    Não é a primeira vez que passo aqui no seu blog! Pelo que vejo você "viciou" mesmo! Um vício bom, que alimenta, registra e de modo contemporâneo traz a reflexão cristã para perto!
    Aliás, nos tempos atuais estamos com sérios problemas para ficar em silêncio ouvindo Deus falar ao nosso coração! Quando não é o liqüidificador do vizinho é a nossa inquietação interna que teima em reinar!
    Bom, é isso...
    Ah! Foi muito bom reencontrá-lo hoje à tarde no elevador do HC! Estava com saudades!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá pastor Xiko,

    foi muito bom eu ter parado um pouco para visitar o seu blog. São reflexões muito preciosas, que fazem a gente pensar. E que nos edifica.
    Essa reflexão me chamou muita a atenção, pois aponta para um aspecto da espiritualidade cristã quase sempre negligenciado, que é o silêncio espiritual. O triste é que muitos de nós não reconhecem o prejuizo que é não conseguir aquietar o coração para ouvir o cicio da doce voz do Pai Eterno.
    Parabéns pela iniciativa. Que Deus continue abençoando a sua vida.

    ResponderExcluir
  4. Éder, obrigado pela "visita". E também por suas palavras.
    Volte sempre.
    Um abraço, Chico.

    ResponderExcluir