quarta-feira, 6 de agosto de 2008

O “NOVO” HOMEM DE DEUS

Existe um acordo tácito de que o crente tem que ser e viver de uma determinada maneira. Em outras palavras, há um perfil pré-determinado de como o cristão é. Como não conseguimos viver isso plenamente, na maior parte das vezes, quando chega o domingo nós “vestimos” esse perfil e, mascarados, vamos para a Igreja. Trocamos a “roupa de ver Deus” pela armadura da auto-imagem a ser preservada a todo custo.
É por isso que muitos de nós fazemos questão de declarar o que pensamos, o que fazemos ou deixamos de fazer. Quer um exemplo? Aqueles apartes feitos nas aulas da Escola Bíblica Dominical de adultos. A desculpa é que seria uma observação para enriquecer o ensino.
Uma das características do perfil do crente bem sucedido é que não erramos nem pecamos. Legalismo puro. E que para darmos um bom testemunho é necessário termos uma vida imaculadamente pura. Mas veja o exemplo da mulher samaritana (João 4). Com uma vida promíscua, uma teologia equivocada e cheia de dúvidas, ela levou todos do lugar em que morava a conhecerem Jesus Cristo. E houve um avivamento naquela localidade! Como ela conseguiu isso? Simplesmente sendo autêntica e revelando que havia tido um encontro significativo com o Senhor.
O novo crente se prostra diante de Deus não só com o seu corpo e com sua mente, mas em um relacionamento espiritual. E de verdade, autenticamente, não para os outros verem.

2 comentários:

  1. Chico,

    É com um pouco de vergonha que venho finalmente ler e comentar um dos seus textos. Creio que se o texto não falasse sobre as desculpas que damos pra manter nossas máscaras de crentes "tementes" eu provavelmente escreveria dizendo que não pude ler antes por causa da minha vida corrida de trabalho, e depois faria algum comentário compensatório. Mas como sempre é um deleite encontrar em suas reflexões a mais pura verdade sobre vida que temos levado diante de Deus sem perder nem excluir em nenhum momento a graça e amor que ele tem por nós.
    Meus sinceros agradecimentos,

    Felipe

    ResponderExcluir
  2. Essas palavras, vindas de um cara como você (especial) me incentivam muito. Outra coisa, deixe de ser cabeça de pudim e visite meu Blog mais amiúde. Meu objetivo é fazer os cristãos pensarem, dar subsídios para tal, e você é um bom e grande pensador.
    Abração para você e para a Camis.
    Xyko.

    ResponderExcluir