segunda-feira, 20 de abril de 2009

FAZ TEMPO QUE VOCÊ NÃO MEXE NESSES LIVROS


Semana passada eu fui exortado pela minha mulher. Gosto disso. Faz a gente crescer. Ela me disse que notou que já fazia um bom tempo em que eu não pegava meus comentários bíblicos para estudar. Ela estava certa.
É claro que antes de concordar com ela eu racionalizei muito: tenho usado os comentários que estão no meu computador, as aulas que tenho dado eu já as estudei, e por aí fui. Só que aquilo me incomodou.
Aí ontem o pregador convidado para o culto na minha Igreja, Johannes Bergmann, que é professor do Seminário Bíblico Palavra da Vida, compartilhou na sua mensagem que no ambiente acadêmico onde ministra suas aulas existem muitas opiniões humanas sobre a Bíblia, ou trechos da Palavra de Deus, e que lhe foi um refrigério certa vez ler a sua Bíblia sem consultar os livros que analisam a mesma. E mais: ele afirmou, e eu concordo, que Deus pode nos falar através da simples e direta leitura das Sagradas Escrituras.
É claro que pessoas com más intenções e outras motivações podem ler e interpretar a Bíblia a seu bel prazer. Mas não é disso que estamos falando. Estamos nos referindo a uma leitura mergulhada em oração e dirigida pelo Espírito Santo, feita por um cristão sincero.
Agora preste atenção: não devemos desprezar o enorme auxílio que os bons comentários bíblicos nos proporcionam. Como diria a minha avó, “nem tanto ao mar nem tanto à terra”. Não só estudar a Bíblia sem usar ferramentas que nos ensinem a compreendê-la melhor, e não só estudar as opiniões humanas sobre o pensamento de Deus.
Por outro lado, me incomoda demais ficar refletindo sobre essas coisas sabendo que a maior parte das pessoas cristãs não leem nem a Bíblia nem comentários bíblicos.
Você lê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário