segunda-feira, 1 de março de 2010

AS PERGUNTAS DE JESUS: O QUE BUSCAIS?


Outro dia um amigo e irmão muito amado me perguntou: “O que fazer para as pessoas nos seguirem?”. Não acredito que ele estivesse se referindo a como “vender melhor nosso peixe”, mas sim, como, através do nosso testemunho, fazer as pessoas se envolverem mais com o verdadeiro cristianismo. Antes de ler a resposta que eu dei, a qual está no próximo parágrafo, pare um pouco e pense qual seria a SUA resposta.
O que eu pensei, e respondi a princípio, é que devemos viver uma vida de tal forma que as pessoas à nossa volta venham a querer algo igual. Refletindo melhor posteriormente, concluí que isso está certo, mas com uma ressalva: basear nossa proclamação de uma vida com Deus na nossa retidão, é arriscado, pois todos nós temos nossos momentos ruins.
Aí pensei em Jesus. O que faz as pessoas quererem seguir a Jesus? Ele mesmo já respondeu isso:
“E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo.” (João 12:32)
A expressão “levantado da terra” refere-se à crucificação de Jesus. A cruz é que atrai as pessoas a Cristo, sua Paixão, a Sua morte vicária (no nosso lugar) para pagar pelos nossos pecados, isso é que atrai as pessoas.
Com esse pensamento na cabeça, na expectativa da vinda do Messias, o Cordeiro de Deus, é que dois discípulos de João Batista O seguiram:
“No dia seguinte, estava João outra vez na companhia de dois dos seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus! Os dois discípulos, ouvindo-o dizer isto, seguiram Jesus. E Jesus, voltando-se e vendo que o seguiam, disse-lhes: Que buscais? Disseram-lhe: Rabi (que quer dizer Mestre), onde assistes? Respondeu-lhes: Vinde e vede. Foram, pois, e viram onde Jesus estava morando; e ficaram com ele aquele dia, sendo mais ou menos a hora décima. Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus. Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo), e o levou a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).” (João 1:35-42)
O que aqueles dois homens estavam buscando? Das 4 horas da tarde até o fim do dia eles estiveram na mesma casa, mais até, na mesma sala onde o Deus do Universo feito homem estava! Imagine a cena. Eles queriam mais intimidade com o Senhor para melhor conhecê-Lo.
Estamos sempre buscando algo. O que estamos buscando com mais empenho hoje é mais intimidade com Deus para mais conhecê-Lo e mais amá-Lo?
“A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.” (Salmos 25:14)

4 comentários:

  1. O q atrai as pessoas não é nós, mas é Jesus.. então devemos ter Jesus em nós.

    ResponderExcluir
  2. Xyko, muito massa e eh isso ae!!!

    Abraços,
    Ricardo
    http://espiritualidadeemissao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Penso que a melhor maneira de transmitir o evangelho é "vivendo". Os cristãos primitivos pregavam o evangelho através do modo como viviam. Suas vidas refletiam os ensinamentos de Jesus: demonstravam amor uns aos outros, tinham verdadeira comunhão, supriam as necessidades uns dos outros, louvavam a Deus. Atos 2.47 diz que como consequência desse estilo de vida, "o Senhor acrescentava-lhes os que iam sendo salvos". Li uma frase citada por John Stott que diz: "A pregação mais eficaz provém daqueles que vivem conforme aquilo que pregam.A comunicação acontece fundamentalmente a partir de pessoas, não de palavras ou ideias. É no mais íntimo das pessoas que a autenticidade se faz entender; na verdade, o que se transmite com mais eficácia é a autenticidade pessoal".

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, concordo com a Heloísa.
    Como diz Paulo Freire, nossas ações devem ser a materialização coerente daquilo que dizemos.

    Paz,

    ResponderExcluir