sexta-feira, 19 de março de 2010

AS PERGUNTAS DE JESUS: QUANTOS PÃES VOCÊS TEEM?


Imagine uma multidão de umas 15.000 pessoas. A Bíblia diz que ali havia uns 5.000 homens, pois na época eles não contavam nem as mulheres nem as crianças. Então podemos calcular uma mulher e uma criança para cada homem e assim chegamos a mais ou menos quinze mil. Os discípulos, vendo toda aquela gente em um lugar onde não havia nem uma padaria por perto, muito menos um supermercado, ficaram preocupados com a logística do “evento”, principalmente com a alimentação de todo aquele povo. Olha o que Jesus lhes fala:
“Porém ele lhes respondeu: Dai-lhes vós mesmos de comer. Disseram-lhe: Iremos comprar duzentos denários de pão para lhes dar de comer?” (Marcos 6:37)
Um denário era o pagamento de um dia de trabalho.
Jesus quer que tenhamos participação ativa no matar as “fomes” das pessoas. Fome física, emocional, espiritual; note como as pessoas estão famintas.
Jesus continuou:
“E ele lhes disse: Quantos pães tendes? Ide ver! E, sabendo-o eles, responderam: Cinco pães e dois peixes.” (Marcos 6:38)
Coloque-se no lugar de quem deu os pães e os peixes (um rapaz segundo João 6:9).
Recorde que Deus já usou um cajado, uma queixada de burro, 1 pedra numa funda, 5 pães e 2 peixes, ... um pouco, para Deus usar, muitas vezes é tudo!
Francis Chan, autor do livro “Louco Amor” (leia), mudou para uma casa menor para dar a diferença para os pobres. Muitos o aconselharam a não fazer isso e ele não lembra de ninguém que o incentivou a fazer isso. Ele o fez por amor.
De uma volta imaginária pela sua casa. Tem algo que você pode dar para alguém que precisa? Que tal se propor a dar isso? Mas note que eu não disse "algo que você não usa mais".

Um comentário:

  1. Caríssimo,

    Sem dúvida o grande milagre que Jesus nos mostrou nessa hora foi o da PARTILHA...
    Interessante que cinco pães evocam a tradição da Escritura (o Pentateuco) que junto com os dois peixes fazem um par perfeito (o número sete)... O peixe é um dos símbolos da boa nova do Cristianismo.


    Paz,

    ResponderExcluir