segunda-feira, 29 de março de 2010

OLHANDO PARA FORA DO TÚMULO


O Cemitério da Saudade aqui de Campinas é muito rico em túmulos antigos, estátuas, esculturas, frases e datas antigas. Certa vez, após um funeral que assisti, parei em frente a um daqueles mausoléus que são uma construção quase que do tamanho de uma pequena casa. Pelas placas fiquei sabendo que os restos de muitas pessoas estavam depositados ali. Cada placa uma história. Ou o fim de uma história.
Posso afirmar quase que com certeza que houve choro no enterro de cada uma daquelas pessoas. Mas por que choro? Morreu acabou? Note que na vida tudo faz sentido: a natureza, o homem, Deus. Se “morreu acabou”, só a morte fica sem sentido. A tristeza seria decorrente de ver um sentido maravilhoso em tudo, e com a morte, tudo acabar como uma bola de sabão que estourou.
“Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.” (1 Coríntios 15:19)
Veja esse outro versículo: “Maria, entretanto, permanecia junto à entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, abaixou-se, e olhou para dentro do túmulo,” (João 20:11) Esse túmulo aí citado é o de Jesus. Ele estava vazio. Por que ela, Maria Madalena, chorava? Penso que ela não sabia da ressurreição, ou não tinha entendido isso.
Sem considerar a ressurreição de Cristo, ao olharmos para a morte, só nos resta chorar. É por isso que Paulo orou para que os efésios tivessem uma luz sobre seu entendimento espiritual.
“Iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais,” (Efésios 1:18-20)
Ela olhava para dentro do túmulo mas devia olhar para fora. É o que veremos no próximo texto.

Um comentário:

  1. Caro Xyko,

    O nome Maria Madalena significa: "Soberana que veio da cidade da torre (Magdala)". Sugere alguém altivo, com aspirações ascencionais, celestiais.
    "Abaixar-se" para olhar dentro do túmulo foi um exercício de humildade no qual Madalena custou a se acostumar... é uma mensagem para todos nós: é bom olhar para o céu, mas não devemos "tirar o pé do chão" e olhar para baixo também.


    Paz,

    ResponderExcluir