terça-feira, 9 de março de 2010

PERSPECTIVAS


Procure olhar uma bola de futebol que estaria no gramado de um campo, da perspectiva de uma criança de 1 ano, ou de um cadeirante, ou de uma pessoa do sexo oposto ao seu, ou de um garoto de 12 anos, ou de uma garota de 12 anos, de um pianista, de um poeta, de um fabricante de bolas, de uma formiga, de uma águia, da perspectiva de um anjo e de Deus.
Quando vemos um fato, ou um objeto ou alguém, cada um o vê da sua própria perspectiva. Do seu ângulo, que depende dos seus referenciais. Veja esses dois versículos:
“Pai, glorifica o teu nome. Então, veio uma voz do céu: Eu já o glorifiquei e ainda o glorificarei. A multidão, pois, que ali estava, tendo ouvido a voz, dizia ter havido um trovão. Outros diziam: Foi um anjo que lhe falou.” (João 12:28-29)
Repare que a multidão interpretou o fato de Deus ter falado de duas formas: uns arriscaram um palpite “científico” enquanto outros consideraram uma possibilidade “mística”, mas ninguém, a princípio considerou que era o próprio Deus querendo lhes falar. E era!
Como temos recebido o que Deus nos fala? Lembremo-nos que sempre interpretamos tudo à luz das nossas experiências, conhecimentos, preconceitos (é isso mesmo, preconceitos!), referenciais e até da nossa ignorância.

4 comentários:

  1. Caro Xyko, realmente muito interessante,

    Tentar entender as coisas pela perspectiva (do lat. perspecto, olhar até o fim, olhar atentamente) dos outros é o fundamento do altruísmo.
    É exatamente tentar se colocar no lugar do outro e compreendê-lo, respeitá-lo.
    É o começo de uma boa comunicação entender o que o outro está querendo dizer com aquilo que ele está dizendo...

    Muita Paz,

    ResponderExcluir
  2. muito boa reflexão... Os ingleses têm uma maneira bastante interessante de expressar isso: calçar os sapatos do outro. Essa maneira de falar revela o quanto é difícil colocar-se no lugar do outro e compreender exatamente o que ele está sentindo: já experimentou andar com o sapato de outra pessoa? Ou fica apertado, ou muito largo, ou aperta os dedos, ou fica desconfortável... É assim que nos sentimos muitas vezes em relação ao que o outro está tentando dizer.
    Abraço
    P.S. Venâncio, gosto muito dos seus comentários.

    ResponderExcluir
  3. Vou tentar ter uma perspectiva melhor sobre isso! =]

    ResponderExcluir
  4. Caríssima Heloísa,

    Agradeço a Deus pela iniciativa do Xyko de manter este Blog, que realmente DÁ MUITO O QUE PENSAR... sempre que leio os escritos do Xyko sinto-me desafiado em participar com ele desta maravilhosa experiência que ele nos proporciona...
    Acredito que participar deste blog todos os dias, mesmo com um pequeno comentário, além de edificante, dá satisfação e motivação para o Xyko continuar.
    Agradeço de coração sua referência,

    Muita Paz,

    ResponderExcluir